O modelo BYD Seal foi o grande vencedor do Prémio Seguro Direto Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal de 2024, tornando-se o primeiro veículo 100% elétrico a ser distinguido com este galardão.
Além do prémio principal, este modelo da marca chinesa conquistou ainda a categoria de Elétrico do Ano e o Prémio Design. A versão que esteve a concurso, a Excelence, está equipada com dois motores, um em cada eixo, que conseguem gerar uma potência combinada de 530 cavalos. A bateria de 83 kW/h permite uma autonomia de 520 quilómetros.
A edição deste ano contou com 40 veículos inscritos que se candidatavam às oito classes em concurso. Os vencedores foram:
Carro do Ano 2024 – BYD Seal
Citadino do Ano – Renault Clio E-Tech Esprit Alpine
Elétrico do Ano – BYD Seal Excellence 83 kWh
Desportivo/Lazer do Ano – Honda Civic Type R 2.0 i-VTEC
Híbrido do Ano – Toyota C-HR 1.8 Hybrid
Híbrido Plug-in do Ano – Toyota Prius PHEV 2.0 Premium
Familiar do Ano – Renault Espace E-Tech Iconic
Grande SUV do Ano – KIA EV9 First Edition
SUV Compacto do Ano – Jeep Avenger Summit
O sistema LiDAR, que equipa o Volvo EX30, foi distinguido com o prémio Tecnologia e Inovação. Através de laser, este sistema mede gamas diferentes com alta precisão, o que permite detectar obstáculos na estrada, quer seja de dia ou de noite, com grande antecedência.
A organização do evento decidiu atribuir o prémio de Personalidade do Ano a Daniela Simões, CEO da startup de mobilidade Miio, projeto criado em 2019 por dois alunos de engenharia informática. A empresa está atualmente a operar em Portugal, Espanha e França e conta com mais de 280 mil utilizadores