Promover o trabalho em equipa e a satisfação dos funcionários é o principal objetivo das empresas que colocam os colaboradores em espaços amplos, onde a comunicação é facilitada e a interação entre colegas é fomentada. Acontece que estes espaços acabam por causar danos na produtividade e qualidade, dado que o barulho e a perda de privacidade são elementos incontroláveis.
Um estudo publicado no final do ano de 2013 na revista científica Journal of Environmental Psychology (denominação do estudo: Workspace satisfaction: the privacy-communication trade-off in open-plan office) realça os pontos positivos e negativos mais comuns. O barulho e a privacidade são motivo de insatisfação, logo devem ser acautelados; os benefícios da interação em espaços de open space podem ser ou não vantajosos; a mudança pode mesmo ser prejudicial ao bom desempenho.
A investigação salienta ainda que os benefícios que se retiram dos espaços amplos são reduzidos, sendo que apenas o da interação com colegas é relevante. Ainda assim, o barulho e a falta de privacidade fazem desaparecer o lado positivo do open space (mais de metade dos inquiridos queixou-se que o barulho constituía um problema e mais de 30% queixou-se da falta de privacidade visual).
Numa análise crítica ao estudo, o jornal norte-americano The New Yorker refere que a moda do open space pode contribuir para promover mais camaradagem entre os colegas mas tem como efeito negativo reduzir a produtividade.
No que diz respeito à privacidade, o sentimento que lhe está associado aumenta a performance laboral, o contrário significa uma sensação de impotência. A complementar as distrações há também o efeito dominó quando se trata de saúde. Por exemplo, a probabilidade de contágio de uma simples constipação aumenta exponencialmente.
Alguns dos objetivos dos espaços de trabalho amplos estão relacionados com um maior controlo dos funcionários. Os excessos cometidos durante o horário de trabalho são mais regrados quando existe um conjunto de pessoas que podem estar a ver o que fazemos. No entanto, há uma falsa sensação de aumento de produtividade.