Uma simples chávena de café pode conter até 282mg de cafeína. Estudos recentes mostram que mais do que 400mg por dia podem colocar a saúde em risco. Ou seja, se ao café duplo da manhã somarmos a bebida cafeinada do almoço podemos estar a danificar o nosso organismo mais do que poderíamos supor.
O Business Insider compilou 19 efeitos da cafeína, em forma crescente quanto à sua gravidade.
1 – O aumento do batimento cardíaco
A cafeína atua como um estimulante do sistema nervoso central, levando ao aumento do batimento cardíaco, um efeito que começa 15 minutos após a ingestão.
2 – Refluxo / sensação de ardor
A cafeína tem mostrado ser um relaxante para o esófago, contribuindo para o refluxo gastrointestinal. Esta situação pode causar ou aumentar a sensação de ardor em indivíduos suscetíveis a problemas deste foro.
3 – Nervosismo / Inquietação
A estimulação da adrenalina decorrente do consumo de cafeína pode provocar no corpo tremores e sensação de inquietação.
4 – Ansiedade
O efeito estimulante da cafeína provoca no corpo pode também levar a uma ansiedade excessiva.
5 – Espasmos musculares
Um consumo excessivo ou prolongado de cafeína pode causar atrofiamento dos músculos ou levar a um movimento errático dos mesmos.
6 – Pensamento e discurso descordenado
Embora o estímulo da cafeína no pensamento possa revelar-se muito útil na concentração, em excesso pode causar confusão e descoordenação.
7 – Palpitações
A cafeína estimula o sistema nervoso central, aumenta o batimento cardíaco e pode conduzir ao aparecimento de palpitações.
8 – Efeito diurético
A cafeína aumenta a necessidade de expulsão dos líquidos do corpo uma vez que os rins tendem a ‘trabalhar’ numa base mais acelerada, levando à dilatação dos vasos sanguíneos.
9 – Distúrbios gastrointestinais
A cafeína actua como uma laxante ao aumentar a contração nas partes mais estreitas e largas dos músculos intestinais. Pode levar a que a comida pré-digerida passe para o intestino, funcionando como uma armadilha ao processo de digestão que compete ao estômago.
10 – Desidratação
Diarreia persistente e necessidade de expulsão constante de líquidos do sistema podem levar à desidratação, o que se traduz numa perda de vitaminas e minerais essenciais ao funcionamento do organismo.
11 – Insónias
A cafeína inibe a atividade de um neurotransmissor que funciona como um dos tranquilizantes naturais que se encontram no cérebro
12 – Dores de cabeça
A combinação de diuréticos e estimulantes pelo corpo levam a uma sobrecarga do cérebro, podendo provocar dores de cabeça.
13 – Alucinações
Crê-se que as alucinações ocorram quando uma overdose de cafeína leva a que o corpo fique em stress. Este é o resultado de adrenalina e estimulantes em excesso.
14 – Vício
O vício ou a dependência da cafeína começa porque originalmente cria um sentimento de alerta que os consumidores de cafeína ambicionam. Mais tarde transforma-se num químico que o corpo necessita para prevenir as dores de cabeça, a letargia e a depressão.
15 – Aumento da pressão sanguínea
A cafeína provoca um aumento de produção de adrenalina por parte das glândulas, levando a um aumento da pressão sanguínea.
16 – Úlceras no estômago
O aumento dos ácidos estomacais pode originar lesões ou úlceras.
17 – Paragens cardio-respiratórias
Um aumento da pressão sanguínea derivado de uma quantidade elevada de cafeína e os efeitos estimulantes no sistema cardiovascular podem traduzir-se num efeito devastador para pessoas com coração fraco.
18 – Coma
Quando alguém consome demasiada cafeína pode sofrer da chamada intoxicação de cafeína, com sensação de confusão e desorientação. confusos e desorientados. Convulsões e até mesmo coma são cenários possíveis.
19 – Morte
Pessoas sensíveis à cafeína podem morrer de overdose de cafeína. Esta pode não ser ingerida na forma de café, dado que muitos medicamentos contém esta substância.