Como uma bicicleta moderna, esta é uma história que se conta em diferentes velocidades. Ou melhor, em tempos. O primeiro momento da invenção da bicicleta leva-nos até ao início do século XV, à figura do engenheiro e físico italiano Giovanni Fontana, que, em 1418, apresentou um aparelho com quatro rodas ligadas entre si por uma corda com algumas engrenagens. Ainda dessa época, surgem várias teorias que falam de esboços de Leonardo Da Vinci sobre um aparelho semelhante a uma bicicleta com pedais, mas que já se provaram não ser da sua autoria, nem dessa época.
Dá-se então o salto até 1813, quando o aristocrata alemão Karl von Drais, desenhou aquilo a que se chama hoje de um antepassado da bicicleta, a draisiana – uma homenagem ao seu apelido. Consistia em duas rodas, unidas por um quadro de madeira e um pequeno banco. Na roda da frente, um guiador ajudava a ajustar a direção. Pequeno grande detalhe: o aparelho não tinha pedais e movia-se com o impacto dos pés no chão. Estima-se que tenha deixado de ser usado ao fim de pouco sete anos.

Já na segunda metade do século XIX aparecem vários nomes associados a um velocípede propriamente dito, mais parecido com as bicicletas atuais. Alemães e franceses disputam esta invenção, mas o nome que fica para a história é o de Pierre Michaux, um senhor que fazia carruagens, e inventou um sistema com pedais na roda dianteira. Esta tornou-se também maior do que a traseira (1,50 metros para 50 centímetros) de forma a andar mais rápido. O único senão é que as travagens bruscas causavam alguns acidentes ao condutor.
Ao longo da década de 80 do século XIX, o britânico John Kemp Startley criou um sistema com um quadro metálico e os pedais que uniam a corrente à roda traseira, o que permitiu igualar o tamanho das rodas e ganhar nova estabilidade, aproximando a bicicleta ao modelo que se conhece hoje.
Última curiosidade: deve-se às queixas de falta de conforto do filho veterinário escocês John Dunlop a criação de rodas revestidas com um tubo de borracha cheio de ar, vulgo, pneu.
Outros snacks informativos:
- A breve história do guardanapo;
- Criação e evolução das mensagens de voz.