É do conhecimento geral que o cérebro das crianças é altamente recetivo a novos estímulos. E que a imaginação dos mais novos é bastante fértil. De forma inevitável, a conversa desta jornalista que vos escreve com Teresa e Inês Figueiredo, mãe e filha, respetivamente, e fundadoras da Color Square, vai parar a essa palavra tão valorizada (e procurada) hoje: criatividade. “As crianças têm muito mais criatividade que os adultos. Nós queremos trazer isso para a loja, com brinquedos de construção ou de brincadeira livre… no fundo que tenham menos instruções”, realça Inês. E é caso para acrescentar: entre outras coisas. Aqui há oferta para adeptos das arts & crafts (manualidades), para crianças com veia de exploradores da natureza, para os que se entretêm com jogos e puzzles, para os leitores de palmo e meio e até para os consumidores de imprensa em papel. A loja nasceu online, para ser também uma marca de roupa e, como numa típica brincadeira de crianças, daquelas que inclui muitas peças para construir algo maior, teve alguns acidentes de percurso, esteve quase a correr mal, para depois correr bem e dar um resultado final bonito de se conhecer numa loja de rua no Campo Pequeno.
Teresa trabalhou vários anos na área farmacêutica e da cosmética medicalizada, Inês estudou gestão e trabalhou também com a mãe na cosmética. Em 2021, decidiram que era tempo de fazerem um projeto juntas. A primeira ideia apontava para algo na área farmacêutica, seguindo as pegadas da família (a mãe de Teresa teve uma farmácia) e juntas embarcaram numa viagem por Paris e Amesterdão em busca de inspirações. “Cidades que conhecíamos bem, porque as visitávamos em trabalho”, comenta Teresa. Existia, também, um certo interesse pelo mercado infantil – Inês tem três filhos rapazes – e, na capital da Holanda acabaram por dar de caras com várias lojas de bairro, em estilo concept stores para crianças. “Uma delas era uma marca de roupa, com curadoria de brinquedos. E dissemos: ‘E isto!’”, conta Teresa. “Fomos pelo sonho”, acrescenta Inês.
A Color Square ganhou vida em setembro de 2022, com uma loja online de diferentes marcas internacionais de brinquedos didáticos. A linha de roupa chegou mais tarde, em março de 2023. “A produção é pequena, feita em fábricas portuguesas, foi um processo complicado”, contam, porque tinham uma ideia bem definida do que queriam. A coleção foi desenhada pela artista Maria Remédio, que desenvolveu um padrão intemporal e unissexo, já que a ideia é mantê-la a circular entre várias crianças – cada peça tem uma etiqueta para escrever até três nomes. As peças são de algodão orgânico e servem-se das cores primárias aplicadas em jardineiras, camisolas e coletes de crochet, meias, calças, leggings, camisolas e vestidos. Pela mesma altura em que surgiu a coleção de roupa – a próxima sairá apenas em 2025 – a Color Square estreava uma loja pop up na Rua de O Século e percebia que fazia sentido apostar numa loja física.
O espaço ideal apareceu no final de 2023, numa loja cheia de sol, em frente à Praça do Campo Pequeno. Uma localização que atrai tanto famílias que moram na zona, como crianças que vão brincar ao parque infantil e que, qual força de um íman, são atraídas para as estantes da Color Square. Estantes essas feitas à medida por um carpinteiro na Beira Alta, que albergam as marcas, vindas de todo o mundo. “São brinquedos sustentáveis, didáticos, que estimulam a criatividade, a brincadeira em família, o contacto com a natureza. Apostamos na qualidade e na durabilidade”, resume Inês. Jogos, puzzles, berlindes, mandalas coloridas, peluches especiais, para comprar com ou sem camisolas de crochet feitas por Teresa, caixas para construções em papel, lápis japoneses, e ainda uma seleção de livros em língua inglesa, com temas atuais, como o racismo, a empatia, a voz ativa, e algumas revistas para miúdos e graúdos, também estrangeiras.
O site é uma boa porta de entrada para o universo da Color Square, mas a loja física é uma experiência diferente. E terá uma agenda com alguns eventos para crianças a ser anunciada nos próximos tempos.
Campo Pequeno, 20 / seg-sáb 10h30-19h