A experiência de refeição no VISTA não começa à mesa. Arranca antes com um convite para descer à cozinha do hotel, onde uma equipa de cozinheiros está debruçada sobre diferentes peças. Peças comestíveis, ora trabalhadas em pequenas frigideiras, ora manuseadas com pinças, ora misturadas por colheres; mas também peças de loiça, já em fase de empratamento, sob a supervisão do chefe João Oliveira. Explicada a organização da brigada e distribuição pelas diferentes zonas (fria, quente, roda), seguimos viagem para a garrafeira. Uma divisão de tetos baixos, luzes negras e uma coleção de cerca de 800 referências, muitas delas nacionais, separadas por categorias. E é de forma inesperada, enquanto andamos por ali a olhar para as etiquetas dos vinhos, que a porta se abre e aparece um cozinheiro com dois snacks surpresa para comer à mão. Uma nota de entrada perfeita, a marcar o ritmo do que vem em seguida. No caso desta que vos escreve, a degustação de 12 pratos do menu VISTA, uma viagem ao fundo do mar, com ele ali a poucos metros. E à vista, claro.
Se caiu aqui de chapão, explicamos. O VISTA é o restaurante estrela Michelin do Bela Vista Hotel & Spa, na Praia da Rocha. Um palacete convertido em hotel na década de 30, gerido pela mesma família desde os anos 70, e cuja aposta na cozinha fine dining surgiu com uma enorme remodelação operada em 2011. O chefe João Oliveira chegou em 2015 e dois anos depois ganhou a primeira estrela. Este VISTA, explica-nos, tem apenas sete mesas, abre apenas para jantares, e tem dois menus de degustação. O VISTA, cuja base são os bivalves, crustáceos e peixes da costa do Algarve; e o Estação, vegetariano, confecionado com produtos orgânicos da região. No restaurante, apostam sobretudo em ingredientes do Algarve e Alentejo, com os restantes a representarem escolhas muito bem feitas entre produtores nacionais.
O nível de surpresa do primeiro snack é mantido ao longo da refeição, com os clientes a avançarem às cegas pela experiência. Nada há a temer, e a equipa sabe bem o que faz. Tal como Tiago Samarro, o sommelier que propõe um pairing de brancos de castas portuguesas, e vai trazendo à mesa diferentes regiões, e diferentes modos de produção, do mais convencional ao biológico, passando pelos vinhos de baixa intervenção. Sem querer fazer grandes spoilers – e até porque uma coisa é ler ‘Carabineiro de Vila Real de Santo António & Pimento Assado’ e outra é provar o dito carabineiro inteiro, acompanhado de um tártaro do mesmo, de crocantes de arroz de carabineiro, regado com um molho das cabeças do dito, esmagadas no almofariz, certo? -, bom, sem grandes spoilers e sem querer apresentar filhos preferidos, destacar quatro momentos dignos de perdurar na memória: chocos à algarvia & ovas, a fazer lembrar uma bola de Berlim com recheio de chocos com tinta, em cima um carpaccio do molusco e ovas; a sopa de peixe com halófitas, que trazia várias espécies e peixes e mariscos de concha num caldo delicioso; o tomate orgânico & camomila, um prato de tomate em diferentes texturas, com um molho de salada algarvia envelhecido; e a sobremesa Laranja do Algarve, com uma das partes servida no ramo de uma mini-árvore, cruzamento entre um bonsai e uma laranjeira especial. O menu Vista tem o valor de €200, a harmonização vínica custa €110.
Cereja no topo do bolo será dormir depois no hotel e continuar a digerir a refeição no dia seguinte. Ora na piscina – cujo bar serve uma sandwich club digna de nota – ora no spa, da L’Occitane, com diferentes massagens e tratamentos. Fica a dica.
BELA VISTA Hotel & SPA–Relais & Châteaux, Rua Tomás Cabreira, Praia da Rocha / 282 460 280