Em 2017, a Rua das Gaivotas, à data ainda pouco comercial, conhecia um dos projetos de pequenos-almoços mais interessantes dos últimos anos. Um café com um toque chique, num sítio bem trabalhado a nível arquitetónico (vénia a João Pombeiro e Joana Asfolfi), cadeiras bem confortáveis, plantas de interior na dose certa, uma boa oferta de revistas estrangeiras para consulta e, mais importante de tudo, um menu sólido. Ovos no centro, pão de qualidade, pastelaria de linhagem francesa, sumos de fruta fresca e café de especialidade. O mentor de tudo isto foi Julien Garrec, francês com vida feita em Nova Iorque, que se apaixonou por Lisboa e quis dar à cidade um sítio com alguma vibração de Williamsburg (Nova Iorque), mas assente em produtos locais.
Escusado será dizer que a fórmula funcionou, o Dear Breajfast cresceu, estendeu-se ao Chiado, à Sé e no princípio do verão, também ao bairro de Santos-o-Velho. O novo restaurante fica na Calçada Marquês de Abrantes, dentro de uma antiga mercearia – que em tempos foi também uma casa de pequenos-almoços mexicanos do mesmo Julien, a Chérie Paloma – com uma decoração quente, cadeiras modernas (e novamente confortáveis), num trabalho de decoração de interiores do Studio Pim.
Com a abertura, vieram também algumas novidades a juntar a uma carta onde há uns bestsellers que não devem ser ignorados – exemplo dos Ovos Benedict, da Egg Sandwich e das Panquecas doces, com caramelo, banana e nozes pecan. Dos pratos novos destaque para o Bagel de Salmão, com ovos rosa infundidos em beterraba, salmão fumado, requeijão cremoso e cebolinho; para o Croque do Norte, uma torrada com molho rarebit feito com cheddar e cerveja, pedaços de bacon, tomate cherry e ovo frito; e para o pink latte, que leva gengibre, leite e chá. E por falar em chá, o fornecedor é a Companhia Portugueza do Chá, o pão vem do Pão do Beco e o café da Flor da Selva.
Aberto todos os dias até às cinco da tarde, tem também uma carta de pastelarias, bowls doces, sumos e smoothies, além de um brunch completo a €20 (croissant ou pain ou chocolat, granola, chá ou café, um prato de ovos ou panquecas, e uma bebida, entre a mimosa o apperol spriz ou sumo de laranja, com um free refill). Há mesas encostadas à janela perfeitas para um dia de verão e uma esplanada simpática para, já se sabe, matar a fome a qualquer hora.
Calçada Marquês de Abrantes, 146 / 96 4867 125 / seg-dom 09h-17h