Especializada em design de interiores, a HANGAR já tem história feita em Lisboa. De portas abertas desde 2010 no Centro Cultural de Belém, tem crescido muito ao longo dos anos, alargando as áreas de especialização e atividade, com um conjunto de projetos próprios de interiores feitos para diversos clientes. Mas se as competências aumentaram, o mesmo não se pode dizer do espaço físico. E foi por isso que, em tempo recorde, César Travassos, o fundador, e a respetiva equipa, montaram uma nova nas Avenidas Novas, com mais espaço para expor mobiliário, iluminação, tapetes, entre outros produtos. “Trouxemos para aqui áreas que eram pouco visíveis na loja do CCB”, começa por contar o dono da loja à PRIMA.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/04/230404_B77A6032-1600x1067.jpg)
Falamos de sofás feitos por medida em fornecedores portugueses – os modulares estão claramente em voga –, dos tapetes de cores vivas da Nanimarquina, uma conceituada marca espanhola que os faz de forma artesanal na Turquia, no Paquistão ou na Índia, mas sempre com desenhos modernos, do mobiliário intemporal da marca belga Ethnicraft, ou das peças de design dinamarquês da Fermliving. “A loja segue a tendência da durabilidade e da sustentabilidade. Compro design europeu, preocupo-me com a proximidade e faço um trabalho de continuidade com marcas que primam também a originalidade”, explica César Travassos.
Com formação em relações internacionais e recursos humanos, tinha na área da decoração de interiores uma paixão e hobby. Há 13 anos, aventurou-se na criação da HANGAR, que foi evoluindo (chegou a ter lojas nas Amoreiras no Chiado), ganhou também uma loja de plantas de interior e peças de jardinagem no CCB chamada Midori by HANGAR, e se tornou um negócio onde, acredita César, “o segredo é combinar”. Contam com vários fornecedores com quem já têm uma ligação de longa data e, nas duas lojas, há um espaço de atendimento ao cliente com mostruários de várias dessas marcas.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/04/230404_B77A6006-1600x1067.jpg)
Na loja da Rua António Enes, perpendicular à Avenida Duque de Ávila, existe uma parede com uma exposição de cadeiras, outra com vários tapetes, há também uma área dedicada aos quartos infantis, uma zona dedicada à iluminação e ainda espaço para exposição de acessórios de casa de banho, além de móveis de exterior. “De alguma maneira a loja do CCB está mais vocacionada para acessórios e lifestyle e aqui temos mais mobiliário, decoração de ambientes, luzes. Uma funciona como teaser da outra.”
A lista de marcas presentes inclui também os têxteis e papéis de parede da Casamance, os objetos decorativos da &Tradition ou os móveis bascos da Traku. Há ainda marcas portuguesas, entre as quais a Costa Nova ou a Wewood, com a qual a HANGAR faz algumas peças por medida. “Na loja do CCB nem sempre conseguíamos mostrar esta capacidade que temos de fazer projetos maiores”, remata César, em conversa na mesa de bancos altos onde se sentam os clientes que os procuram para algo mais que uma compra em loja. “Esta loja é mais expositiva, mostra o nosso lado de juntar marcas europeias de design de qualidade.”
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/04/230404_IMG-20230324-WA0034-1600x720.jpg)
Rua António Enes, 25A, Lisboa / 21 137 7774 / seg-sáb 10h30-19h