A Waymo, empresa de carros e sistemas de condução autónomos, apresentou a sexta geração de veículos da marca. A grande novidade é a utilização de menos sensores – o que ajuda a baixar o custo por veículo – garantindo os mesmos níveis de fiabilidade e segurança em condução.
A nova geração é construída sobre o modelo Zeekr da fabricante chinesa Geely. Agora, os carros da Waymo só têm 13 câmaras (o modelo anterior tinha 29) e usam quatro sensores LiDAR (menos um do que a geração anterior). Além destes sensores, o novo carro da Waymo está ainda equipado com seis radares e recetores de áudio externos.
“Reduzimos significativamente o custo do nosso sistema de sexta geração ao mesmo tempo que entregamos ainda mais resolução, alcance, potência de computação e permitimos mais funcionalidades”, escreve Satish Jeyachandran, vice-presidente de engenharia na Waymo, em comunicado.
Apesar da redução no número de sensores a bordo do veículo, os novos carros, segundo a empresa, conseguem agora ‘ver’ até 500 metros de distância e têm um desempenho melhor mesmo em condições climatéricas adversas (seja calor extremo, seja temperaturas baixas).
Quanto à segurança, a Waymo diz que estão garantidos os mesmos níveis dos veículos atualmente em utilização (a quinta geração), o que significa que a empresa será capaz de colocar os novos carros em estradas reais “em metade do tempo”. Atualmente, a empresa continua a fazer testes em circuitos fechados, em plataformas digitais de simulação e algumas estradas públicas antes de fazer o lançamento oficial dos novos carros.
Segundo a publicação Engadget, a Waymo já realiza 50 mil viagens pagas todas as semanas nas quatro cidades norte-americanas nas quais os veículos estão disponíveis – São Francisco, Los Angeles, Phoenix e Austin. A empresa-irmã da Google, que pertence à Alphabet, foi criada em 2018.