O ChatGPT, que veio popularizar a Inteligência Artificial (IA) generativa, está disponível, a partir de hoje, em todos os Peugeot de última geração equipados com comando de voz. Incluindo as novas versões dos modelos 208, 2008, 308, 308 SW, 408, 508, 508 SW, Rifter, Traveller, Partner e Expert. Aos quais se seguirão, no final do ano, o novo 3008 e o novo 5008.
De acordo com o comunicado da marca francesa, esta nova funcionalidade está “disponível tanto para os veículos novos, como para os clientes de modelos já existentes, sendo disponibilizado por atualização ‘over the air’, sem necessidade de deslocação a um concessionário”.
Portugal está no grupo dos primeiros países onde o ChatGPT vai chegar aos Peugeot, em conjunto com Alemanha, Áustria, Espanha, França, Itália e Reino Unido. Até ao final de julho, seguir-se-ão a Dinamarca, a Irlanda, a Noruega, a Suécia, a Suíça, a Bélgica, o Luxemburgo, os Países Baixos, a Polónia e a República Checa.
A Peugeot informa, ainda, que o “ChatGPT está disponível como parte do pack Connect Plus ou, para os clientes que adquiriram o seu automóvel antes da sua introdução, como uma funcionalidade a pedido”. Este serviço é oferecido pela marca durante os primeiros seis meses a contar da data de aquisição do veículo, estando depois disponível em modo de subscrição, com um custo de €12/mês ou €120/ano.
A interação com o ChatGPT é feita através do assistente de voz do i-Cockpit. Isto significa que, na prática, o sistema de IA substitui o assistente de voz da Peugeot, podendo ser chamado da mesma forma, através do comando “OK Peugeot”.
Como acontece no computador ou no smartphone, o ChatGPT nos Peugeot é capaz de interações complexas em conversação em linguagem natural. E de responder sobre praticamente qualquer assunto. Desde recomendações sobre áreas a visitar a criação de jogos interativos com perguntas de cultura geral para entreter os passageiros.