Condução autónoma, serviços digitais a bordo, atualizações remotas… Apenas alguns exemplos de conceitos que se tornaram comuns na indústria automóvel. E a Stellantis, um dos maiores grupos da indústria, apresentou aos jornalistas um plano para liderar nestas e noutras áreas.
Um plano que, como tem sido habitual na empresa liderada pelo português Carlos Tavares, está muito centrado nos resultados financeiros: até 2030, a Stellantis quer faturar 20 mil milhões de euros em soluções baseadas em software. E com uma margem de lucro de 40%. Para o efeito, a empresa prevê ter, nos próximos seis anos, mais de 34 milhões de carros conectados. Ou seja, automóveis e veículos comerciais com sistemas ligados à Internet e aos servidores da Stellantis, que podem subscrever serviços de valor acrescentado. Segundo dados do grupo, o total de carros conectados das várias marcas do grupo já é de quase 14 milhões de veículos. E as receitas globais da área de software cresceram duas vezes e meia entre 2020 e 2023, ano em que já existiam 5 milhões de utilizadores de serviços de subscrição e foram feitas mais de 94 milhões de atualizações remotas (over the air) aos sistemas a bordo dos carros das marcas do grupo.
Da app à condução autónoma
A lista de serviços baseados em software é extensa, variando de aplicações para usarmos no carro, como navegação e assistente digital com Inteligência Artificial, até soluções empresarias, como gestão de frotas e aluguer. É, também, este ‘braço digital’ da Stellantis que vai continuar a desenvolver tecnologias relacionadas com o apoio à condução e as futuras plataformas de hardware. Sobre isto, a Stellantis está a uniformizar as plataformas de hardware (processamento e conectividade) que vão equipar os futuros carros da marca, de modo a facilitar todos os processos de desenvolvimento de software para criar uma experiência unificada que facilite, por exemplo, o desenvolvimento de novas aplicações que possam ser usadas por todos os modelos das várias marcas do grupo.
Para conseguir ser rápida no desenvolvimento e na resposta ao mercado, a Stellantis recorre a uma organização típica de startup. E a infraestrutura tecnológica de desenvolvimento é baseada na cloud, permitindo a rápida interação entre os programadores espalhados pelos vários centros de desenvolvimento da empresa em todo do mundo. Uma estrutura que Yves Bonnefont, Chief Software Officer da Stellantis, garante ter um desempenho similar aos das tecnológicas mais eficientes. Um benchmarking que mede a capacidade de desenvolver novo software.
Exemplos concretos
O desenvolvimento da tecnologia resultou em serviços já disponíveis, que vão continuar a evoluir, e em novos serviços que vão ser disponibilizados brevemente.
Uma das principais novidades é o e-ROUTES, já disponível na Europa e em expansão global ao longo deste ano. Esta aplicação de planeamento de rotas para smartphones integra, em tempo real, informação da bateria do carro elétrico. Com suporte para Apple CarPlay e Android Auto, o e-ROUTES sugere paragens para carregamento e até permite ao utilizador definir valores percentuais mínimos da bateria para maior confiança.
Outra inovação significativa é o assistente digital com a IA do ChatGPT. Disponível em 20 países europeus até ao final de 2024, este assistente permitirá conversas em linguagem natural, ajudando os clientes a obter informações sobre a zona onde circulam, os destinos, e até será a contar histórias aos passageiros.
Na América do Norte, o AppMarket surge como o hub central para conectividade, integrando serviços e experiências atualizados regularmente, com a possibilidade de adquirir subscrições diretamente no veículo. Este serviço já está disponível over-the-air em quase metade dos veículos Jeep e Ram lançados entre 2021 a 2023, e prevê-se que atinja 99% dos veículos elegíveis até ao final de 2024. Um serviço semelhante está disponível na Europa para veículos elegíveis.
Para o setor empresarial, a Stellantis apresenta o Free2move Connect Fleet, uma plataforma de gestão de frotas que oferece visibilidade em tempo real. Um painel de controlo online exibe dados sobre a saúde do veículo, como a vida útil do óleo e o estado de carga da bateria. A plataforma também permite definir limitações geográficas e fornece geolocalização em tempo real, facilitando a recuperação de veículos em caso de roubo.
A MyTasks é uma ferramenta que proporciona aos condutores todas as informações necessárias no ecrã de entretenimento do veículo para cumprir os seus horários de forma eficiente, mesmo em caso de alterações ou atrasos. Os gestores de frota recebem atualizações automáticas sobre a conclusão ou reprogramação de tarefas, facilitando a gestão do progresso diário.
Por fim, a Mobilisights está a expandir a sua base de clientes, aproveitando os dados de 13,8 milhões de veículos conectados da Stellantis para oferecer soluções inovadoras que respeitam a privacidade e enriquecem as experiências dos clientes. Estas informações melhoram a gestão de frotas, a experiência dos condutores, a gestão de tráfego e o planeamento urbano, promovendo um mundo de transporte mais inteligente e seguro através de dados personalizados e anonimizados.