Cinquenta mil carros. Este foi o número de veículos elétricos que a Xiaomi vendeu nos primeiros 27 minutos após a abertura das vendas, no último sábado, dia 30 de março, do SU7.
Realizada na última quinta-feira em Pequim, China, a cerimónia de lançamento contou com a presença do fundador da tecnológica, Lei Jun, que anunciou o preço de venda ao público: 215.900 yuan (27.667 euros) para o modelo de entrada e 299.900 yuan (38.432 euros) para o mais sofisticado Max.
Entrando logo em comparações, o líder da empresa chinesa afirmou: “É 30.000 yuan (3.851 euros) mais barato do que o Model 3”, disse Lei Jun referindo ao carro da Tesla que tem um preço inicial de venda na China de 245.900 yuan (31.571 euros).
Com uma aceleração dos 0 aos 100 quilómetros por hora em 2,78 segundos, este automóvel está disponível em três versões, Standard, Pro e Max, com a versão Standard a oferecer uma autonomia máxima (em circuito urbano) que pode ir até aos 700 quilómetros, enquanto que o modelo Max pode alcançar os 810 quilómetros.
“O primeiro produto da Xiaomi EV, o Xiaomi SU7, foi ‘pré-lançado’, com o seu design, desempenho, autonomia, segurança e outros pormenores, posicionando-se como um ‘sedan ecológico de alto desempenho de tamanho normal’, com o objetivo de ultrapassar os limites da performance, do ecossistema e do espaço móvel inteligente”, anunciou a marca no lançamento oficial que está disponível no site da Xiaomi.
A empresa chinesa, que tem o objetivo de se tornar num dos cinco principais fabricantes de automóveis a nível mundial, considera que entrar na indústria automóvel é “um salto significativo em relação à indústria dos smartphones e um passo importante para fechar o ciclo do ecossistema inteligente da empresa que agora dá pelo nome de ‘Human x Car x Home’.