A Nissan quer caminhar para um futuro com emissões zero e confirma que vai produzir três modelos 100% elétricos na fábrica do Reino Unido. O hub Nissan EV36Zero, em Sunderland, vai incluir, além da produção dos automóveis, três gigafábricas (fábricas que produzem baterias para veículos elétricos) de baterias e representa agora um investimento de até 3,5 mil milhões de euros. O projeto de transformação inclui ainda futuras versões totalmente elétricas dos emblemáticos Qashqai e JUKE e um LEAF de próxima geração.
A fábrica de automóveis e as de baterias vão ser alimentadas pela EV36Zero Microgrid, que incorporará os parques eólicos e solares da Nissan, com capacidade de fornecer eletricidade 100% renovável para a totalidade do projeto.
«O projeto EV36Zero coloca a nossa fábrica de Sunderland, a maior fábrica de automóveis de sempre da Grã-Bretanha, no centro da nossa visão de futuro. Isto significa que a nossa equipa do Reino Unido irá conceber, projetar e fabricar os automóveis do futuro, conduzindo-nos para uma presença totalmente elétrica da Nissan na Europa», concluiu Makoto Uchida, em comunicado de imprensa.
A partir de agora, todos os novos automóveis da Nissan vendidos na Europa vão ser elétricos e a fabricante espera que toda a frota de automóveis de passageiros seja 100% elétrica até 2030.
Os três novos futuros modelos são inspirados em três emocionantes modelos conceptuais totalmente elétricos, dois dos quais foram recentemente revelados no Japan Mobility Show: o Hyper Urban, crossover com estética elegante e moderna, o Hyper Punk, crossover compacto com estética exterior arrebatadora definida por superfícies multifacetadas e poligonais e o Chill-Out revelado em 2021, já confirmado como a inspiração para um futuro VE a ser construído em Sunderland.
A fabricante revela que vai dar mais informações sobre os três modelos, incluindo nomes, especificações e datas de lançamento, posteriormente.