A BYD ainda está a dar os primeiros passos no mercado europeu, mas só no ano passado este fabricante vendeu quase dois milhões de carros. O que faz da BYD um gigante entre os fabricantes de carros elétricos. Em Portugal, a BYD já lançou quatro modelos: o SUV compacto Atto 3, o luxuoso Han, o SUV de 7 lugares Tang e, mais recentemente, o urbano Dolphin.
Mas muitas das expectativas relativas a esta merca chinesa estão concentradas no Seal, uma berlina muitas vezes comparada ao Tesla Model 3.
A mais recente tecnologia da BYD
A sofisticação do Seal começa na forma como é construído. Este carro utiliza as mais recentes tecnologias de produção da BYD. A começar pela plataforma e-Platform, onde se destaca a bateria que tem função estrutural. Ou seja, ajuda a reforçar a carroçaria que, segundo dados da BYD, apresenta uma rigidez torcional típica de supercarro. Este processo de construção, denominado Cell To Body, só é possível graças às células em lâmina (blade) desenvolvidas e produzidas pela própria BYD, que têm, ainda, a vantagem de ser mais resistentes aos impactos que as células tradicionais e de serem produzidas sem recurso a cobalto ou níquel.
Outra vantagem deste método de implementação da bateria é a redução do espaço ocupado, o que terá permitido a tornar o Seal 10 mm mais baixo e libertar mais espaço no interior, nomeadamente para os pés dos ocupantes. A redução da altura também foi fulcral para se atingir um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,219, o que ajuda a melhorar a eficiência do carro.
Há vários outros exemplos das capacidades avançadas da BYD no processo de fabrico, como é o caso do unidade motriz que, segundo o fabricante, é a primeira do mundo a integrar, na mesma unidade, o sistema eletrónico de controlo do veículo, o sistema de gestão da bateria, o inversor, o carregador onboard, a unidade de distribuição de potência, a transmissão e, claro, o motor.
Desempenho
Conduzimos o BYD Seal, versão Excellence AWD (com dois motores), que tem uma potência total combinada de 390 kW, cerca de 530 cavalos e suspensão semiativa. Vamos deixar a nossa opinião sobre a dinâmica para a análise a publicar nos próximos dias, mas pudemos verificar que o valor anunciado para a aceleração dos 0 aos 100 km/h, 3,8 segundos, é realista.
Além da versão Excellence, o Seal vai estar, desde o início da comercialização, também disponível na versão Design, com tração traseira e 230 kW de potência (aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos). A potência e a suspensão – a versão Design não tem suspensão semiativa – são as únicas diferenças importantes para a versão Excellence. Tudo o resto é similar, como a bateria com 82 kWh de capacidade e as autonomias anunciadas são na casa dos 500 km.
A potência de carregamento máxima é de 150 kW, em postos rápidos (DC), e de 11 kW em postos normais e wallboxes (AC).
Garantia generosa
A BYD quer ser vista como uma marca de elevada qualidade. E, para o efeito, anuncia garantias acima do habitual: 6 anos ou 150 mil quilómetros de garantia geral e 8 anos/200.000 km para a garantia do motor, controlador do motor e bateria. Relativamente à bateria, é garantida, ainda, uma capacidade mínima de 70% relativamente à capacidade original.
Tecnologia a bordo
Como é habitual na BYD, o generoso ecrã central (15,6 polegadas) é rotativo, podendo operar na vertical e na horizontal, há suporte para Apple CarPlay e Android Auto e a lista de funcionalidades de apoio à condução é vasta. Na prática, este carro oferece condução semiautónoma (nível 2), e um sistema e alertas completo – e, como vermos na análise, muito interventivo – para evitar acidentes.
Versão de 61 kWh em 2024
A BYD aproveitou a apresentação da versão europeia do Seal, onde a Exame Informática esteve presente, para anunciar uma futura versão de entrada na gama. Um Seal com bateria de menor capacidade (61 kWh), mas que manterá a potência da versão Design, bem como todas as funcionalidades tecnológicas.
A BYD prometeu para breve a revelação dos preços do Seal, que deverá chegar ao mercado português no final do ano, provavelmente com as primeiras entregas a acontecerem em dezembro.