A Uber pretende ser uma plataforma de emissões zero na Europa até 2030 e tem uma meta de 50% de quilómetros em veículos elétricos (VE) em sete capitais do velho continente. Para ajudar nessa transição, a empresa acaba de anunciar um acordo com a Wallbox em que oferece descontos aos motoristas na aquisição de carregadores domésticos daquela marca.
A parceria está em vigor em Portugal, Reino Unido, Alemanha, Holanda, Espanha, França e Bélgica e inclui descontos na aquisição do carregador propriamente dita e na instalação do aparelho, embora os montantes e percentagens não tenham sido revelados ainda.
Em comunicado de imprensa, explica-se que os motoristas da Uber estão a converter-se para os elétricos na Europa a um ritmo quase cinco vezes mais rápido do que a medida dos proprietários de carros particulares, sendo que 6,2% dos quilómetros percorridos em toda a região foram-no em carros elétricos. Em Lisboa, a percentagem de quilómetros 100% elétricos aumentou 55% na primeira metade de 2021.
Apesar da adoção rápida, o acesso ao carregamento, seja em casa ou na via pública, continua a ser uma barreira importante para a transição e daí nasce esta parceria, que visa conseguir condições mais favoráveis para a aquisição e instalação.
Masud Rabbani, CEO da Wallbox, conta que “queremos tornar a transição para VE o mais suave e simples possível para os motoristas e acreditamos que os nossos produtos oferecem isso mesmo aos motoristas na plataforma Uber em toda a Europa”. Já Chris Hook, Chefe de Estratégia Global de Sustentabilidade da Uber, afirma que “queremos ser a plataforma de mobilidade mais limpa do planeta, tornando-nos uma plataforma 100% elétrica em toda a Europa até 2030. As parcerias com partes interessadas públicas e privadas serão a chave para este sucesso”.