Se, há uns anos, se dissesse que a Tesla iria ser líder de vendas em países como a Alemanha ou a Áustria, poucos seriam aqueles que acreditariam nessa previsão. Mas é o que está a acontecer. Se a Tesla já nos tinha habituado a liderar no segmento dos elétricos, agora está entre as mais vendidas no geral. E, em setembro, foi mesmo um Tesla que mais vendeu no ‘velho continente’. O Model Y vendeu mais de 29 mil unidades, quase 10 mil mais que o segundo classificado, o Peugeot 208. O Dacia Sandero, com 17773 exemplares vendidos, fechou o Top 3.
A tendência para os elétricos é evidente quando se faz uma análise mais ‘fina’ da tabela de vendas. Por exemplo, o BMW i4 conseguiu vender mais que o ‘irmão’ com motor térmico, o Série 4 Grande Coupé.
Na análise por tipo e comparando com o período homólogo (setembro de 2021), o segmento dos 100% elétricos foi o que mais cresceu, com uma subida de 16%. O segmento dos híbridos plug-in cresceu 8%. No total, estes dois segmentos representaram quase 250 mil carros, o equivalente a 24% do mercado. De outro modo, quase 1 em cada 4 carros vendidos na Europa foi elétrico.
Mas se os gigantes mundiais Toyota e Volkwagen não conseguiram ter carros no Top 3, continuam a liderar enquanto marcas. No total, a VW vendeu mais de 107 mil carros, seguida pela Toyota com cerca de 69 mil unidades vendidas.
Top 10 dos carros mais vendidos na Europa em setembrp
1- Tesla Model Y: 29367
2- Peugeot 208: 19601
3- Dacia Sandero: 17773
4- Skoda Octavia: 17733
5- Toyota Yaris: 16275
6- Volkswagen T-Roc: 16048
7- Volkswagen Golf: 16042
8- Renault Clio: 15981
9- Nissan Qashqai: 15852
10- Fiat 500: 15669
Pode ler (e ver) a análise que fizemos ao Tesla Model Y aqui