Competitividade foi a nota dominante do Azores E Rallye, a quarta prova do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio. Neste campeonato de regularidade, onde só participam carros 100% elétricos de produção em série, o que mais importa não é a velocidade, mas a precisão com que as equipas cumprem o itinerário às velocidades médias impostas pelo roadbook – pode saber como estas provas funcionam aqui.

Antes da última especial de classificação na ilha de São Miguel, qualquer uma das três equipas que lideravam podiam aspirar à vitória. Durante os dois dias da prova, as posições foram-se alterando, mas, no final, foi a dupla Nuno Serrano e Alexandre Berardo que levaram a melhor. Em segundo ficou a dupla Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo. O que significa que, pela terceira vez neste campeonato, a equipa Prio-Renault Eco Time consegue os dois primeiros lugares do pódio. Mas a dupla que ficou em terceiro lugar, Pedro Morais/Silvia Coutinho, da equiva UVE, liderou a prova por várias vezes.
Curiosamente, os vencedores conduziram um Honda-E e não o habitual Renault Zoe com que participaram nas outras provas, o que se terá devido às razões de logística relacionadas com o transporte dos carros para os Açores. Também a dupla Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo tiveram de substituir o seu Zoe por um Dacia Spring. Pedro Morais e Silvia Coutinho participaram com um Nissan Leaf.

De acordo com a organização, “a edição 2022 do Azores E Rallye teve o apoio do Governo Regional, através da Direção Regional da Energia, do Grupo Eda, das Câmaras Municipais de Lagoa e da Povoação, e das Juntas de Freguesia de S. Vicente Ferreira e Sete Cidades”.
A elevada competitividade também é visível no campeonato, já que os dois primeiros, as equipas lideradas por Eduardo Carpinteiro Albino e Nuno Serrano, estão em igualdade pontual após a prova em São Miguel.
A Exame Informática está inscrita neste campeonato e participou nas primeiras três provas ao volante de um Peugeot e-208 (Vila Nova de Gaia e Oeiras) e de um Peugeot e-2008 (Proença-a-Nova) com o objetivo de testar estes carros em condições particularmente difíceis (Teste ao e-208 e Teste ao e-2008). A Exame Informática powered by Peugeot ocupava o oitavo lugar no campeonato antes da prova dos Açores.
Recorde-se que o “Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO” – é uma competição que une a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e o CCP – e é a única competição automobilística portuguesa com recurso apenas às energias alternativas, exclusivamente destinada a veículos BEV (battery electric vehicle), 100% elétricos. O campeonato tem a PRIO como patrocinador principal, dando o naming à prova, e é disputado na modalidade de regularidade.
As próximas provas do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio terão lugar em Lisboa, onde se disputará, nos dias 22 e 23 de outubro, o Eco Rally de Lisboa, terminando o Campeonato nos dias 19 e 20 de novembro com a realização do E-Rali Sarish Alentejo Central.