A Power Dot é uma empresa portuguesa que está já presente em seis mercados e que conta com uma rede total de cinco mil postos de carregamento de veículos elétricos instalados ou em instalação. A empresa tem como objetivo atingir os 27500 postos em 2030 e conta agora com um investimento de 150 milhões de euros provenientes da Antin Infrastructure Partners.
A organização tem um modelo de negócio inovador em que instala de forma totalmente gratuita estes postos de carregamento em parques de estacionamento, garantindo a gestão e manutenção dos mesmos sem qualquer custo para os proprietários e até com partilha de receitas. Espaços de retalho, centros comerciais, restaurantes, ginásios, hospitais, hotéis ou centros empresariais estão entre os locais que podem tirar partido destas soluções para as disponibilizar ao cliente final.
Já a Antin Infrastructure Partners é uma empresa de private equity, focada em infraestrutura e conta com mais de 22 mil milhões de euros em ativos sob a gestão das suas estratégias de investimento. “Para nos ajudar neste caminho, precisávamos de um investidor com experiência em infraestruturas e tecnologia e a Antin procurava uma empresa sólida que atuasse no desenvolvimento de infraestruturas de futuro, para investir. Foi assim que surgiu a oportunidade, uma vez que os carregadores para veículos elétricos são cada vez mais uma infraestrutura essencial para os milhões de utilizadores diários em todo o mundo”, conta Luís Santiago Pires, fundador e CEO da Power Dot em comunicado de imprensa.
Os dados da Associação Automóvel de Portugal registam que, no primeiro quadrimestre de 2022, se verificou um aumento de 30,9% dos veículos ligeiros de passageiros novos movidos a outros tipos de energia, nomeadamente elétricos e híbridos.
Os incentivos para aquisição de um veículo elétrico, associados a aumento do preço dos combustíveis ajudam a perceber o maior interesse por este segmento. A UVE, Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, simula que para um percurso de 100 quilómetros, se gastem 13 euros em gasolina ou 11 euros em gasóleo, enquanto o carregamento de um elétrico para o mesmo percurso na rede pública se fica pelos 6,4 euros e, em casa, com tarifa bi-horária, desce para os 1,92 euros.
A Power Dot pretende expandir a rede para os 14 mil pontos de carregamento até 2025 e os 27500 em 2030. O investimento agora assegurado vai ajudar nestes planos, bem como no crescimento da equipa e no desenvolvimento de software de gestão destes postos.