A fábrica da Siemens Gamesa – uma empresa que nasceu em 2017 da fusão da alemã Siemens Wind Power e da espanhola Gamesa – em Aalborg, na Dinamarca, já está a produzir as primeiras pás B115, que medem uns impressionantes 115 metros de comprimento. Por comparação, cada uma destas pás é maior em comprimento do que um relvado comum de um campo de futebol.
Este componente vai ser usado nos primeiros protótipos das turbinas eólicas denominadas de SG 14-236 DD, que vão ter capacidade de produção de 14 megawatts e um rotor com 236 metros de diâmetro. Ao aumentar o diâmetro das hélices de uma turbina eólica, os fabricantes conseguem aumentar a produção de energia anual de cada equipamento. Esta nova turbina foi desenhada para funcionar no mar, ao largo da costa.
A produção arranca numa fase em que a Siemens Gamesa prepara-se para testar dois protótipos da mega turbina eólica – uma localizada também em Aalborg, outra na região dinamarquesa de Østerild. Ambas as turbinas deverão ficar funcionais ainda neste ano.
No vídeo abaixo, partilhado pela empresa, é possível ter uma noção do comprimento das novas pás.
As pás são produzidas com a tecnologia IntegralBlade, ou seja, são feitas numa peça única feita de resina de epóxi e fibra de vidro, sem quaisquer juntas. A publicação Electrek lembra ainda que integram a tecnologia RecyclableBlade, que permite reduzir o impacto ambiental das pás depois de terminado o seu ciclo de vida.
Um modelo anterior da turbina, o SG 14-222 DD, já está em fase de teste de protótipo e já produziu eletricidade no centro de testes interno. Com um rotor de 222 metros de diâmetro e lâminas de 108 metros, esta turbina consegue produzir 15 MW com Power Boost e gerar energia suficiente para 18 mil lares anualmente. Este modelo vai começar a ser produzido em 2024.