Apesar dos atrasos associados a algumas questões de licenciamento, a primeira fábrica da Tesla na Europa foi construída no que se pode considerar um tempo recorde para os padrões europeus. Anunciada em novembro de 2019, a Gigafactory Berlin-Brandenburg começou a ser construída na primavera de 2020. Ou seja, demorou cerca de dois anos até que estas instalações, com uma área de produção total superior a 200 mil metros quadrados, ficassem prontas e recebessem ‘luz verde’ das autoridades locais para iniciar o fabrico em série. A Gigafactory Berlin-Brandenburg tem, segundo informações da Tesla, capacidade para fabricar meio milhão de Model Y por ano e cerca de 50 GWh de baterias. Uma capacidade enorme que deverá permitir à marca gerida por Elon Musk conquistar uma maior fatia de mercado na Europa, onde, até ao momento, todos os Tesla vendidos eram originários das fábricas nos Estados Unidos e na China.
Chegada da versão Performance
Os Tesla Y “made in Germany” trazem outra novidade: a chegada da versão Performance ao mercado europeu. Até agora, na Europa só se vendia a versão Long Range (LR). Com a entrada em funcionamento da fábrica alemã, a Tesla estreia, assim, a versão de maior desempenho do Model Y, que se destaca da versão LR por apresentar mais performance (velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h e aceleração dos 0 aos 100 km em menos de 4 segundos). De acordo com o site português do fabricante americano, o Model Y Performance tem um preço base de cerca de 72 mil euros.
Curiosamente, a diferença de preço apresentada no site da Tesla Portugal entre a versão LR e Performance é inferior a €2000. O que poderá significar que a marca californiana está a tentar privilegiar as vendas do modelo produzido na Europa, onde os custos deverão ser mais baixos relativamente aos carros que são importados dos EUA e China.
Segundo a Tesla, as primeiras entregas em Portugal do Model Y Performace produzido na Alemanha serão feitas antes do final deste mês para encomendas já feitas. E novas encomendas deverão ser entregues já em maio, o que é um período muito curto considerando os atrasos de entrega de automóveis novos criados pelas dificuldades associadas à falta de matéria-prima e chips.
De acordo com o comunicado da Tesla, os 30 carros entregues aos primeiros clientes alemães são, todos, da variante Performance. Em resposta à Exame Informática, a Tesla confirmou que a versão Long Range do Model Y ainda não está a ser produzida na nova fábrica e ainda não há uma data definida para a entrada em produção deste modelo na Europa. A marca confirmou, ainda, que as células das baterias vão ser produzidas localmente logo que a construção da unidade de fabrico destes elementos seja concluida.