Pela primeira vez, venderam-se mais veículos 100% elétricos (18,1%), na categoria de automóveis ligeiros de passageiros, do que veículos com motores a gasóleo (17,7%), no passado mês de novembro, em Portugal.
Segundo a UVE (Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos), o valor das vendas de veículos elétricos (BEV- a bateria elétrica + PHEV- híbrido) atingiu um novo máximo, com 3618 viaturas vendidas, dos quais 2165 eram veículos 100% elétricos e 1453 eram veículos híbridos plug-in. Ao todo, até novembro, tinham sido vendidos 26 340 veículos elétricos, aproximando-se da meta de 30 000 veículos elétricos vendidos num ano que, a concretizar-se, será o maior valor de sempre. Desta forma, a quota de mercado ultrapassou pela primeira vez os 30%, fixando-se em 31,4%, o dobro do primeiro mês do ano (14,1%).
Contudo, os veículos elétricos híbridos plug-in têm registado um abrandamento da procura devido à oferta crescente de veículos 100% elétricos que respondem à necessidade de autonomia e de velocidade de carregamento rápido que os consumidores procuram, possível pelo aumento da potência dos próprios carregadores e da expansão da Rede Nacional de Carregamento para Veículos Elétricos – que já conta com mil postos de carregamento rápido, super-rápido e ultrarrápido e mais de seis mil postos de carregamento normal.
No que diz respeito à quota anual de mercado de venda de veículos elétricos, esta aproxima-se dos 20%, o que quer dizer que em cada cinco carros vendidos em Portugal, um deles é elétrico. Já em termos mensais, quase um carro de cada três que são vendidos é elétrico.
Com estes números, espera-se que o valor mensal de vendas de veículos elétricos suba para três mil unidades no último trimestre do ano. Para já, estão disponíveis mais de 120 modelos de veículos 100% elétricos de várias marcas que aceleram a procura por este tipo de veículo. Ainda que a procura pelos híbridos plug-in esteja a decrescer, estes veículos são, normalmente, os primeiros a serem eleitos pelos consumidores, para iniciarem uma mobilidade 100% elétrica.
Outros valores importantes
Em relação ao ano passado, registou-se um crescimento anual de 56% na venda de veículos elétricos. Este crescimento tem sido mais significativo há nove meses consecutivos e, pelo contrário, os automóveis ligeiros de passageiros com motores de combustão interna (gasóleo e gasolina) têm decrescido sobretudo nos últimos cinco meses, resultando num valor acumulado anual negativo de 5,6 por cento. Comparando 2020 e 2021, em termos mensais, verifica-se também uma tendência do aumento da compra de veículos elétricos e um decréscimo na compra de veículos a gasóleo ou a gasolina.
Em novembro deste ano, o aumento de venda de veículos 100% elétricos foi de 160,5%, quase o dobro no mesmo período de tempo do ano passado (83,7%) em relação a 2019. Em termos cumulativos anuais, as vendas aumentaram para 72,9%, enquanto que em 2020 se tinha registado 45,7% face ao ano anterior. Além disso, os veículos 100% elétricos, os híbridos plug-in e os híbridos convencionais já representam quase metade do mercado (48,7%).
A Tesla foi a marca que mais vendeu em novembro de 2021, com 300 veículos vendidos, seguindo-se a Hyundai com 204 e a Peugeot com 190. Anualmente, a Peugeot foi a que vendeu mais até ao mês de novembro com 1351 unidades, mais quatro do que a Tesla (1347), seguindo-se a Nissan e a Hyundai e depois a Renault.