O Tesla Model Y é um género de Model 3 esticado em altura, ganhado mais espaço no interior. O que se nota na mala e na posição mais elevada (e confortável) para os ocupantes e na bem melhor acessibilidade. Apesar de ser denominado por muitos como um SUV compacto, a verdade é que tem espaço a bordo para ser considerado um verdadeiro familiar. Como é habitual nos Tesla, a mala traseira é enorme, com muitas possibilidades de arrumação, e há um espaço extra debaixo do capô. Uma verdadeira segunda mala.
Artigo originalmente publicado na Exame Informática 317
Em todos os Tesla, a tecnologia assume o papel principal. O generoso ecrã tátil disponibiliza várias aplicações, desde um controlo apurado de praticamente todos os subsistemas do carro, até streaming de música via Spotify ou de vídeo via Netflix. Até há jogos e algumas brincadeiras para entreter quem vai a bordo. O smartphone é um prolongamento do sistema do carro, podendo funcionar como chave e disponibilizando acesso remoto para várias funcionalidades, como é o caso do modo Sentinela, que grava tudo o que se passa em redor do Model Y. Neste aspeto, bem como na tecnologia de apoio à condução, a Tesla continua imbatível.
Ao volante, sentimos, como no Model 3, alguma falta de comandos físicos diretos. Quase tudo tem de ser feito no ecrã tátil. Mas ninguém se queixará de falta de performance, apesar de esta nem ser a versão mais poderosa, que só deverá chegar para o ano. Na aceleração, não se sente, na prática, grandes diferenças relativamente ao Model 3. Naturalmente, a maior altura retira-lhe um pouco de precisão, mas não deixa de ter uma dinâmica convincente, que transmite segurança – a tração integral ajuda muito.
Quanto à qualidade de construção, tão analisada nos Tesla, tudo nos pareceu muito bem montado. Talvez uma consequência deste Model Y ser fabricado na China: nunca testámos um Tesla tão bem construído. Isto também significa que a bateria é diferente do Model Y norte-americano e do futuro Model Y produzido na Alemanha. No caso do carro testado, feito na China (MIC), a bateria usa células da LG e a autonomia anunciada é pouco superior a 500 km.
Veredicto
Como é muito parecido ao Model 3, que já circula pelas estradas nacionais há mais de dois anos, o Model Y não parece ser um carro verdadeiramente novo e já tem concorrentes competentes com preços mais acessíveis. Por outro lado, o Model Y oferece sensações fortes, autonomia para viagens longas, acesso à melhor rede de carregamento do mundo e tecnologia sem concorrência.
Tome Nota
Tesla Model Y Long Range Desde €65 985
Apoio à condução: Muito bom
Interface: Excelente
Autonomia: Muito bom
Comunicações: Excelente
Desempenho: 5
Características: 4,5
Qualidade/Preço: 3
Global: 4,2
Características
2 motores (325 kW e 493 Nm, estimados) ○ 0-100 km/h 5 seg. ○ Vel. Máx. 217 km/h ○ Bateria ND (cerca de 70 kWh), autonomia 507 km (WLTP) ○ Carregamento AC/DC 11/210 kW