A próxima geração de carros para a Formula E, denominada Gen3, vai começar a ser utilizada na época 2022-23 e os testes poderão começar na próxima primavera. Segundo informações divulgadas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o aumento da eficiência será muito notório: pelo menos 40% da energia utilizada nas corridas será produzida pela regeneração nas desacelerações e travagens, situações em que os motores elétricos transformam-se em geradores de energia.
Isto será conseguido, naturalmente, graças ao aumento da potência máxima de regeneração conseguida, sobretudo, pela utilização de dois motores: um atrás e outro à frente. O motor para o eixo traseiro será capaz de gerar 350 kW de potência, mais 100 kW que o motor frontal. No total, serão 600 kW de potência de regeneração. De tal modo que os carros da Gen3 não vão precisar de travões hidráulicos nas rodas traseiras.
Ainda de acordo com dados da FIA, a velocidade máxima será de cerca de 320 km/h e a razão potência/peso terá o dobro da eficiência de um carro a combustão equivalente.
A aposta na sustentabilidade será visível em vários outros aspetos indiretos da prova. Por exemplo, todas as peças de carbono que se partem vão ser recicladas e os pneus recorrem a 26% de materiais sustentáveis.
A FIA ainda não revelou o aspeto final dos carros.