O diretor executivo da Tesla afirmou, em Berlim, que a fábrica na Alemanha deve começar a produção dos primeiros carros antes do final do ano, algo que poderá acontecer já durante o mês de novembro. O Model Y será o primeiro modelo a sair das linhas de produção da nova Gigafactory. No entanto, sabe-se que as autoridades locais ainda não avançaram com a aprovação formal para esta fábrica, estando ainda a ser avaliado o impacto ambiental da instalação naquela região – o que contrasta com a confiança mostrada por Elon Musk.
A expetativa do executivo, partilhada durante o Giga-Fest, que decorreu neste fim de semana, é que esta fábrica consiga produzir entre 5000 e 10.000 veículos por semana durante 2022. As declarações foram recebidas com entusiasmo pela audiência que assistiu ao Giga-Fest, um festival que incluiu música, atrações e bancas de comida, num recinto próximo do local onde está a ser terminada a construção da fábrica.
Para responder às inquietações dos ambientalistas, que receiam o impacto na vida selvagem no local e questionam a eventual poluição das águas, Musk revelou que a Tesla vai plantar mais árvores do que as que foram destruídas durante a construção e que a fábrica vai usar o menor volume de água possível.
As intenções da Tesla reveladas em 2019 apontavam para uma capacidade de produção de 500 mil veículos anuais e para o emprego de 12.000 pessoas naquela fábrica quando estiver em ‘capacidade máxima’.