A Speeder, da fabricante JetPack Aviation (JPA), é a primeira mota voadora do mundo e é a prova que a ficção cientifica está cada vez mais perto de se tornar realidade. A JetPack Aviation prevê que o veículo chegue ao mercado já em 2023 e, segundo a fabricante, estará disponível em duas versões: o modelo Recreational e o modelo Military/Commercial.
Enquanto que o primeiro é vocacionado para o uso pessoal, o modelo militar será posicionado como uma ferramenta para “salvar vidas”. Neste sentido, a JetPack Aviation, descreve a experiência do primeiro como “andar de mota mas no céu”, uma vez que este veículo tem peso equivalente ao de uma moto de 125 cc. O modelo Recreational terá duas versões, a UVS e a EVS. A UVS tem uma velocidade limitada a 100 km/h e não será necessário licença de piloto para conduzir, sendo que o treino será fornecido pela JPA, enquanto que a versão EVS pode chegar aos 240 km/h e será exigido licença de piloto para conduzir este veículo.
A Speeder levanta voo e pousa verticalmente (VTOL) e, como referido, pode atingir velocidades de até 240 km/h. Este veículo futurista opera com turbinas de combustão e está equipado com um sistema de estabilização para evitar quedas. Graças à tecnologia que emprega prevê-se que, no ar, possa atingir altitudes até 4.570 metros.
Para os entusiastas deste veículo, a JetPack Aviation adiantou que já está disponível para encomenda e que terá o custo de cerca de 237 mil euros.