Há uma nova associação de utilizadores de veículos elétricos, a Global Electric Vehicles Alliance (GEVA). E esta é internacional. Segundo o comunicado da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, uma das 28 associações fundadoras da GEVA, “a organização, sem fins lucrativos, recolhe as melhores práticas, inspiração e informação das associações de utilizadores de VE e dos seus membros para ajudar, informar e inspirar uns aos outros, para acelerar a mobilidade elétrica nas suas regiões e países e em todo o mundo”.
Os associados da nova organização pretendem acelerar a transição para a mobilidade elétrica e “pedem pedem que todos os veículos ligeiros de passageiros e de mercadorias vendidos nos seus países carreguem com uma ficha até ao final desta década. A mudança para o transporte elétrico é essencial para reduzir rapidamente as emissões de gases com efeito de estufa, evitar alterações climáticas perigosas, melhorar a qualidade do ar local e as doenças respiratórias nas cidades do mundo inteiro. Com a rápida melhoria da tecnologia dos VE e dos novos veículos a entrar no mercado nos próximos meses, este é um objetivo realista”.
Uma das primeiras atividades previstas para a GEVA será a participação na Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas COP26, que vai decorrer em Glasgow no final deste ano.
Para Henrique Sánchez, presidente da UVE, “Queremos estar na primeira linha, não só em Portugal, como a nível mundial, na aceleração da eletrificação dos transportes e na divulgação da Mobilidade Elétrica”.