A Nvidia e a Volvo Cars reforçam a parceria já existente e a tecnológica vai fornecer a solução Nvidia Drive Orin system-on-a-chip (SoC) para a Volvo integrar nos carros de condução autónoma de próxima geração. Esta solução é uma plataforma computadorizada de inteligência artificial capaz de operar 254 triliões de operações por segundo (TOPS).
Com esta parceria, a Volvo garante que vai ser a primeira fabricante automóvel a ter tecnologia Drive Orin na nova geração de automóveis que têm por base a plataforma SPA2.
O hardware vai ser um elemento-chave para atingir uma condução autónoma segura e vai funcionar em conjunto com o software desenvolvido internamente pela Volvo e pela Zenseact, empresa especializada em software de condução autónoma. A capacidade de processamento adicional destes chips permite usar sensores avançados, como a tecnologia LIDAR desenvolvida pela Luminar, explica o comunicado de imprensa.
A plataforma SPA2 vai estar disponível para receber a tecnologia de condução autónoma desde o início da produção. Já em 2018 as duas empresas tinham anunciado que a Volvo ia usar a tecnologia Nvidia Drive Xavier SoC nos automóveis baseados nesta plataforma. Sabe-se agora que a unidade de processamento Drive Xavier vai gerir funcionalidades chave do veículo, como software, gestão de energia e assistência ao condutor, em parceria com o sistema Orin, melhorando os níveis de computação, como a visão e processamento LIDAR.
Por usar uma arquitetura central computadorizada, esta solução remove parte da complexidade associada à gestão do automóvel porque, em vez de depender de várias unidades de controlo que gerem recursos e sistemas individuais, há um local único gerido por um computador central. Isto permite também atualizações OTA (over-the-air) mais frequentes, melhorando a experiência de condução do utilizador e o automóvel.
O primeiro automóvel a reunir estas características vai ser o CX90 que vai ser revelado no próximo ano.