O desafio de programação é uma consequência do evento “Building the Future”, que decorreu no final de janeiro. De acordo com o comunicado de imprensa, a “a Microsoft lançou o desafio e a Galp e a GoWithFlow juntaram-se na organização de uma competição de inovação aberta para construir o futuro da mobilidade elétrica, com o apoio da TAIKA”.
O objetivo deste concurso é procurar soluções para diferentes desafios ligados à mobilidade elétrica. Os prémios a atribuir são de €3000 para o vencedor e €1000 para o segundo e terceiro classificados. Este hackathon está aberto a qualquer programador ou empreendedor, independentemente da experiência profissional. As inscrições podem ser feitas em https://taikai.network/en/microsoft/challenges/ms-buildingthefuture até 18 de fevereiro.
Os participantes vão ser desafiados em quatro áreas: “explorar o potencial de aplicações V2G (vehicle-to-grid) e V2H (vehicle-to-home), que permitem que a energia armazenada em veículos elétricos seja realimentada na rede, ou em casa, respetivamente; criar plataformas de partilha de dados e perfis dos utilizadores da microrrede e de mobilidade elétrica; projetar infraestruturas para a mobilidade elétrica partilhada que deem resposta à crescente procura e não representem elevados custos para as operadoras; desenvolver aplicações em blockchain que possa acrescentar valor neste setor”. Os participantes deverão organizar-se em equipas de três a cinco elementos, escolher uma das áreas mencionadas para desenvolver o projeto e dar início à maratona que será dividida em três fases: “Na fase de ideação, as equipas terão duas semanas para escolher o desafio e desenhar uma primeira solução, definindo a sua proposta de valor, como irá funcionar e que tecnologia irão utilizar no desenvolvimento. As dez melhores propostas passarão, posteriormente, à fase de desenvolvimento, que terá a duração de seis dias. Após a submissão, as equipas terão ainda de fazer um pitch online da sua solução ao júri da iniciativa, que irá votar nos melhores, através do sistema de votações baseado na tecnologia blockchain da TAIKAI”.