É a primeira grande alteração ao Tesla Model S desde que foi lançado em 2012. No exterior, as mudanças são poucas, destacando-se um tejadilho solar grande (standard). As grandes mudanças estão no interior.
Relativamente à mecânica, a adição de uma bomba de calor permite aumentar a eficiência, mas há também novas baterias. Apesar de a Tesla não ter divulgado pormenores sobre as baterias, fez saber que a autonomia segundo a norma EPA, que é mais exigente/realista que as medições WLPT, ultrapassa os 800 quilómetros na versão topo de gama, o Model S Plaid+. Esta versão anuncia ainda uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em cerca de 2 segundos graças a um sistema de três motores (dois atrás e um à frente) que, no total, deverá debitar mais de 1100 cavalos. A velocidade máxima é de 320 km/h. Um carro que já pode ser reservado no site da Tesla para Portugal, onde o preço base anunciado é de €141.974,20. Entre os opcionais, destaque para a “capacidade de condução autónoma total” com um preço de €7500. O “piloto automático” standard está incluindo no preço base.
Há ainda outros dois modelos mais “acessíveis”. O Model S Long Range (autonomia de 663 quilómetros) com um preço base de cerca de 92 mil euros e o Model S Plaid (autonomia de 628 quilómetros) com um preço base um pouco acima dos 120 mil euros. Atenção que mesmo estas versões já anunciam desempenhos ao nível de superdesportivos, já que o Long Range e o Plaid têm, respetivamente, uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,2 e 2,1 segundos (velocidades máximas de 250 km/h e 320 km/h).
Na cabine, destaque para os três ecrãs. Ao centro, o novo ecrã tátil é apresentado na horizontal (modo paisagem) e tem uma resolução de 2200×1300 píxeis. Ao contrário dos Model 3 e Y, os novo Model S continuam a apresentar um ecrã em frente ao condutor. Novidade é o terceiro ecrã colocado entre os bancos da frente, atrás da consola central, para entreter os passageiros dos bancos de trás.
Uma das novidades invulgares é o volante ao estilo manche de avião, que levanta dúvidas sobre a legalidade na Europa.
Jogar em alta qualidade
Segundo Musk, as capacidades gráficas do sistema são brutais, até acima das consolas da nova geração. Os novos processadores desenvolvidos pela própria Tesla atingem uma capacidade de processamento de 10 teraflops. Capacidade que é aproveitada pela funcionalidade Tesla Arcade, com suporte para comandos sem fios. Segundo a informação disponível, o Tesla Arcade até será capaz de correr aquele que é considerado o jogo graficamente mais exigente do momento, o Cyberpunk 2077. Não foi divulgada informação de pormenor sobre a plataforma utilizada para percebermos que jogos podem ser instalados no Tesla Arcade. Mas como sabemos que Elon Musk é um gamer – foi o gosto pelos jogos que o levou à tecnologia –, é provável que esta funcionalidade tenha sido levada muito a sério pelo departamento de desenvolvimento da marca californiana.
Ainda no que diz respeito ao interior, nota-se claramente que a Tesla evoluiu o Model S para torná-lo mais apelativo ao público que procura luxo e, deste modo, aumentar as diferenças para os Model 3 e Y. Por exemplo, existem 22 altifalantes de alta qualidade capazes de debitar quase 1000 watts de potência áudio e que são complementados por um conjunto de microfones para permitir um modo de supressão de ruído ativo.
Os novos Tesla Model S já podem ser reservados em Portugal, mas segundo a marca, as entregas só começam em setembro – nos EUA, os carros começam já a ser entregues em março. O preço da reserva é de €1000.