A estreia do Kia XCeed PHEV em frente ao público está marcada para este fim de semana, durante o ENVE 2020 em Lisboa, onde estará disponível para test drives. Este modelo conjuga a tecnologia eletrificada com um estilo crossover, consegue uma autonomia de 50 quilómetros em modo elétrico (urbano WLTP) e está disponível a um preço promocional de 34490€ em versão First Edition, limitada a 100 unidades. Para empresas, o preço baixa para 27490€, sem IVA e com o atrativo suplementar do escalão mínimo de tributação autónoma de 5%.
No que diz respeito ao infotenimento e tecnologia, há um monitor tátil de 10,25 polegadas a bordo, um painel de instrumentos digital SuperVision com ecrã de 12,3”, carregador de smartphone por indução, porta-bagagens inteligente, faróis full-led, luzes de máximo automáticas, câmara de estacionamento traseira, chave inteligente e assistente de manutenção na faixa de rodagem.
Em termos de design, este é um crossover utility vehicle (CUP) que combina o aspeto prático de um SUV compacto, com a arquitetura desportiva e condução envolvente de um hatchback.
O novo sistema de propulsão do XCeed combina a bateria de polímero de iões de lítio de 8,9 kWh com um motor elétrico de 44,5 kW e um económico motor de combustão de 1,6 litros Kappa de quatro cilindros GDI que permitem uma potência e um binário totais de 141 cv e 265 Nm respetivamente e acelerar dos 0 aos 100 km/h em 11 segundos. A tecnologia de travagem regenerativa vem de série e permite recolher energia cinética e recarregar a bateria durante a marcha, aumentando a economia de combustível. Este veículo tem um sistema de som virtual do motor que emite um som com um volume até 59 dBA quando em modo elétrico, alertando os peões para a sua presença.
As baterias estão alojadas sob o banco traseiro, permitindo assim um espaço de bagageira de 291 litros, que pode chegar aos 1243 com os bancos rebatidos. Este modelo vai ser produzido, juntamente com ‘os irmãos’ da gama Ceed na fábrica da Kia em Zilina, Eslováquia.
O Kia XCeed foi considerado o SUV Compacto do Ano em Portugal pelo Troféu Volante de Cristal.