Aí está o SUV elétrico que a Nissan anda a prometer há muito tempo. Depois de alguns anúncios em fase de protótipo, com a primeira revelação em 2017 sob a designação IMx, a Nissan anunciou as características finais do Ariya. E há novidades tecnológicas importantes no sistema elétrico quando comparado com o Leaf. A primeira é a utilização de um sistema de refrigeração ativo da bateria, com base num circuito líquido. Uma tecnologia que deverá permitir maior longevidade da bateria e carregamentos mais rápidos. O que é visível na potência máxima de carregamento anunciada: 130 kW nos postos de carregamento rápido (corrente contínua). Não menos importante é o aumento de potência máxima quando a usar postos de carregamento normal e domésticos: até 22 kW (trifásico) em corrente alternada nas versões com bateria de maior capacidade. Sim, porque o Ariya vai estar disponível com duas capacidades de bateria: 65 e 90 kWh, dos quais, 63 e 87 kWh serão usáveis (é habitual reservar-se alguma capacidade por razões de segurança e fiabilidade).
Mas não é só a bateria que vai mudar. No total, vão existir cinco versões do Ariya, duas com tração frontal e três com tração integral. A versão com maior autonomia (500 km, WLTP) será o Ariya 2WD com bateria de 90 kWh. Todas as cinco versões terão potência diferente, de 160 kW para o 2WD com bateria de 63 kWh, até 290 kW (mais de 500 cavalos) para o 4WD com bateria de 90 kW. Esta versão de topo será denominada Performance e terá uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,1 segundos.
Outra novidade importante é a utilização da norma de carregamento CCS, o padrão na Europa, em vez do Chademo utilizado pelo Nissan Leaf.
Tecnológico
O Ariya vai adotar a tendência dos ecrãs digitais de grande dimensão. São dois, colocados lado-a-lado: o painel de instrumentos em frente ao condutor e o ecrã central. Os dois têm a mesma dimensão (12,3”), sendo que o central é tátil. Para facilitar o acesso à informação por parte do condutor, há também um Head-Up Display (HUD), que a Nissan garante ser um dos maiores do mercado. O Ariya também terá um assistente digital com capacidade de interagir com o condutor através de voz para, por exemplo, controlar a climatização, o sistema multimédia e a navegação. O rádio 4G integrado vai permitir ligação permanente à Internet e a mais recente versão do ProPilot vai oferecer assistência à condução avançada, que deverá permitir condução quase autónoma em algumas situações.
Quando e quanto?
Ainda não há datas concretos sobre a disponibilização e preço do Ariya. De acordo com a Nissan, este SUV elétrico vai chegar à Europa no próximo ano, mas a marca não especificou o mês de lançamento. Quanto ao preço, nada está ainda definido, mas fala-se num preço base próximo dos 40 mil euros.
Especificações para o mercado europeu | ARIYA (2WD) | ARIYA (AWD – e-4ORCE) | |||
63 kWh | 87 kWh | 63 kWh | 87 kWh | 87 kWh Performance | |
Capacidade da bateria (estimada, sujeita a homologação) | 65 kWh (nominal) 63 kWh (utilizável) | 90 kWh (nominal) 87 kWh (utilizável) | 65 kWh (nominal) 63 kWh (utilizável) | 90 kWh (nominal) 87 kWh (utilizável) | 90 kWh (nominal) 87 kWh (utilizável) |
Potência | 160 kW | 178 kW | 205 kW | 225 kW | 290 kW |
Binário | 300 Nm | 300 Nm | 560 Nm | 600 Nm | 600 Nm |
Aceleração (0-100 km) | 7,5 s | 7,6 s | 5,9 s | 5,7 s | 5,1 s |
Velocidade máxima | 160 km/h | 160 km/h | 200 km/h | 200 km/h | 200 km/h |
Autonomia estimada *Estimativa com base no WLTP | Até 360 km | Até 500 km | Até 340 km | Até 460 km | Até 400 km |
Comprimento | 4.595 mm | ||||
Largura | 1.850 mm | ||||
Altura | 1.660 mm | ||||
Peso (dependendo da versão e do equipamento) | 1,8 t – 2,3 t | ||||
Distância entre eixos | 2.775 mm | ||||
Capacidade da bagageira | 2WD: LHD 468 l, RHD 466 l 4WD: LHD 415 l, RHD 408 l | ||||
Tipo de carregamento | CCS (para a Europa) | ||||
Tamanho dos pneus (dianteiros e traseiros) | 235/55R19 255/45R20 (disponíveis como opção) |