Os rumores confirmaram-se: a Renault vai mesmo lançar uma versão elétrica do Twingo que, é como habitual na marca, vai receber a denominação Z.E. É uma das novidades da marca francesa para o salão automóvel de Genebra, agendado para o início de março, mas a Exame Informática já teve oportunidade de ver o carro numa apresentação que a marca francesa organizou para a imprensa.
Em termos de design exterior, o Twingo Z.E. é praticamente idêntico às versões com motor de combustão, diferenciando-se pelas insígnias ZE e por alguns elementos a azul na grelha, nos painéis laterais e nas jantes. O mesmo se pode dizer do interior, onde apenas alguns elementos típicos dos elétricos fazem a diferença. A cor de parte do tablier pode ser personalizada no ato de encomenda.
‘Não é um Smart‘
Os rumores indicavam que o Twingo Z.E. seria mecanicamente idêntico ao Smart EQ Forfour já que se sabe que ambos os carros partilham a mesma plataforma. No entanto, os responsáveis da Renault garantiram à Exame Informática que não será assim. O motor elétrico, com a denominação R80, foi desenvolvido pela própria Renault com base no motor criado para o novo ZOE. Na verdade, é o ‘mesmo’ motor do ZOE, mas com um conjunto rotor/estator mais pequeno. Tem uma potência de 60 kW (82 cavalos) e um binário de 160 Nm. Curiosamente, dois valores idênticos aos anunciados para o Smart EQ Forfour.
Bateria refrigerada
Bem diferente é a bateria, já que o Twingo Z.E. vai estar equipado com uma unidade de 22 kWh de capacidade produzida com células da LG. Curiosamente, esta será a primeira bateria num Renault elétrico com refrigeração líquida, uma arquitetura que, em teoria, permitirá uma maior longevidade porque garante uma temperatura de funcionamento mais estável em condições de utilização mais exigentes (por exemplo, temperatura ambiente mais elevada, carregamentos e descarregamentos rápidos). Esta bateria permite uma autonomia de 180 km no ciclo WLTP misto, podendo chegar aos 250 km em condução puramente urbana.
Carregamento até 22 kW
O Twingo Z.E. virá equipado um carregador interno AC (corrente alternada) capaz de suportar potências de carregamento até 22 kW, o que permitirá recuperar cerca de 80% da bateria em meia hora de carregamento. Uma opção que faz todo o sentido para um carro mais pensado para uma utilização urbana, já que os Postos de Carregamento Normal (PCN) da rede pública têm vindo a ser atualizados para suportarem exatamente esta potência máxima. Recorde-se que muitos carros elétricos atualmente comercializados estão limitados a cerca de 7 kW em carregamentos AC. Como seria de espera, o Twingo Z.E. não suporta carregamentos rápidos em corrente contínua (DC), apresentado apenas uma porta de carregamento Type 2 (o padrão europeu para o carregamento em AC).
O Twingo Z.E. virá equipado de série com o Easy Connect que permite acesso remoto ao carro para gerir e planear viagens, incluindo a identificação dos carregadores disponíveis. O ecrã central tátil de 7 polegadas inclui suporte para Apple CarPlay e Android Auto.
A Renault ainda não divulgou preços de referência para o Twingo Z.E., que só vai chegar ao mercado em dezembro.