Os mini-autocarros da chinesa Baidu vão começar a circular também no Japão. Os 10 “Apolong” devem chegar às estradas japonesas no próximo ano, fruto de uma parceria com a Softbank. Os veículos de 14 lugares são classificados como Nível 4 em termos de autonomia e vão ser usados para transporte de passageiros em zonas turísticas, campus industriais, parques, aeroportos e outras zonas delimitadas, noticia o Engadget.
Os autocarros tiram partido da plataforma de código aberto da Baidu, também empregue nos 100 veículos já construídos na China. Em condições selecionadas, estes autocarros dispensam a presença de um condutor humano para poderem circular em segurança.
A nova versão desta plataforma, a Apollo 3.0, acabou de ser anunciada pela Baidu. Em paralelo, a empresa vai trabalhar com a Intel para conseguir usar a tecnologia Mobileye. A Baidu vai integrar o modelo de Responsibility Sensitive Safety, que é descrito como tendo o processo de decisão baseado em senso comum humano, para conduzir em segurança e evitar acidentes.