A eletrificação dos carros é uma tendência evidente, com várias marcas a anunciar planos para apresentar vários modelos totalmente ou parcialmente elétricos nos próximos anos.
A Volvo foi um pouco mais longe ao garantir que a partir de 2019 vai deixar de produzir carros dependentes apenas de motor de combustão. Mas isso não significa que os carros vão ser totalmente elétricos, já que segundo os planos da Volvo boa parte dos modelos vão ser híbridos nas variantes plug-in e “mild” de 48 volts (sistema onde há pequeno motor elétrico associado ao motor de combustão, que permite desligar este motor quando o carro está a deslizar, a travar ou parado).
Ainda assim, a Volvo garante que vai lançar cinco carros totalmente elétricos entre 2019 e 2021, três modelos Volvo e dois modelos de alta performance com a insígnia Polestar – a submarca da Volvo dedicada a carros desportivos de alto desempenho.
De acordo com o presidente da Volvo, Håkan Samuelsson, «este anúncio marca o fim dos carros puramente movidos a motores de combustão», adicionando que «a Volvo planeia vender um milhão de carros eletrificados até 2025».