O novo X-Trail está muito mais próximo de um Qashqai + 2 do que do que do seu antecessor. Aliás, as semelhanças estéticas entre o novo X-Trail, que deverá chegar ao mercado em setembro, e o Qashqai lançado há alguns meses são muito evidentes. Há também semelhanças mecânicas, a começar pela motorização: o 1.6 Diesel de 130 cavalos que já estava disponível para o Qashqai.
No entanto, o X-Trail é claramente maior do que o Qashqai e do que o seu antecessor, apresentando ainda uma maior distância entre eixos. O interior mais espaçoso – a Nissan garante que este é carro do segmento com maior distância para as pernas dos passageiros dos bancos traseiros – apresenta materiais de alguma nobreza e acabamentos cuidados. Ainda no interior, uma das novidades em destaque é a terceira fila de bancos opcional, que aumenta a capacidade máxima para sete passageiros. A segunda fila de bancos é deslizante, o que permite gerir o espaço entre os passageiros e a mala ou entre a segunda fila e a terceira fila.
A mala tem um piso duplo de carga, que fornece até nove configurações diferentes, graças à utilização de duas divisórias com diferentes pontos de fixação.
Apesar de ter crescido, o novo X-Trail perdeu 90 quilos, o que é uma boa notícia para as prestações e para o consumo.
Muita tecnologia a bordo
O X-Trail vai oferecer toda a panóplia de tecnologias de bordo já disponíveis para o novo Qashqai, sendo que muitas das funcionalidades estão incluídas de base em todas as versões.
A bordo, boa parte das tecnologias estão agrupadas no Nissan Connect. Este sistema está centralizado num ecrã tátil de sete polegadas, que comunica com os smartphones via Bluetooth. E é através da rede móvel oferecida pela ligação ao telemóvel que podemos tirar partido de muitas das funcionalidades, como acesso ao Facebook e pesquisa Google. Esta pesquisa comunica diretamente com o sistema de navegação, o que permite encontrar os mais variados pontos de interesse, como restaurantes, hotéis, bombas de combustível ou entidades públicas. O Send-to-Car permite planear viagens fora do carro e depois enviar a rota diretamente para o sistema de navegação.
O já conhecido sistema de vídeo de 360 graus da Nissan também está disponível, ajudando o condutor em manobras mais apertadas. Os vídeos captados são ainda utilizados para complementar os sensores traseiros e frontais na análise de movimentos em redor do carro, o que permite avisar o condutor caso sejam detetados perigos potenciais, como a aproximação de peões. Este sistema, designado Deteção de Objeto em Movimento, é uma das tecnologias de segurança do conjunto Escudo de Proteção, que também conta com sistema de anti colisão frontal (travagem automática para evitar o embate com o veículo que circula em frente), alerta de fadiga do condutor, reconhecimento de sinais de trânsito, aviso de mudança involuntária de faixa de rodagem, aviso de ângulo morto dos espelhos e regulador automático de máximos.
Em termos de desempenho, o X-Trail chega dos 0 aos 100km/h em 10,5 segundos (na versão de 2WD com caixa manuall), atingindo uma velocidade máxima de 188km/h.
O novo X-Trail deverá começar a ser entregue aos primeiros clientes em agosto. Os preços começam nos 33.800 euros para a versão Acenta (2WD com caixa manual), chegando aos 40.800 euros na versão Tekna 4WD.