
A BMW refere-se ao i3 como o primeiro elétrico em que os utilizadores não se vão preocupar com a autonomia. Isto porque o i3 estreia uma nova geração do ConnectedDrive otimizado para veículos elétricos. De raiz, o i3 já inclui ligação de dados móvel para garantir uma série de serviços a bordo. Além do já relativamente comum acesso remoto ao veículo para verificar aspetos como a carga da bateria ou ativar o ar condicionado enquanto o carro ainda está ligado à corrente, o ConnectedDrive i vai apresentar um conceito de mobilidade inovador. O exemplo mais evidente está no sistema de navegação, que vai recorrer a informações cloud para calcular o melhor trajeto através de variáveis como os transportes públicos, a autonomia do veículo e os pontos de carga próximos e disponíveis. Isto significa que o mesmo trajeto sugerido pode ser, em determinado momento, todo feito no carro como, num outro momento, o carro apenas funcionar como complemento dos transportes públicos urbanos. A BMW garante que o cloud vai ainda permitir evitar por completo que o condutor seja surpreendido com uma bateria sem carga, já que a informação sobre a autonomia real vai ser atualizada em função não só do estilo de condução e consumo energético, como também em função do estado do trânsito. O sistema é também capaz de ativar um modo de menor consumo sempre que prevê que a autonomia pode não ser suficiente para chegar ao destino – diminuição da resposta ao acelerador e velocidade máxima reduzida.
Segundo a BMW, o fator sustentabilidade não se limitou apenas à substituição do motor de combustão por um motor elétrico e à utilização de materiais leves e resistentes, com destaque para a ampla utilização de fibra de carbono. A marca garante que 25% dos plásticos do interior são compostos por material reciclado ou matéria-prima renovável, enquanto os têxteis dos bancos utilizam fibras 100% recicladas.
A autonomia anunciada para o i3 é de 190 km de acordo com a norma EU-Cycle, o que representa entre 130 a 160 km em circulação urbana. Esta autonomia pode ser aumentada para até 300 km se o cliente optar por um extensor de autonomia, que consiste num pequeno motor a combustão (gasolina) acoplado a um gerador elétrico. Este sistema tanto pode ser usado para diminuir a taxa de descarga da bateria em viagens longas, como para alimentar o sistema elétrico quando a bateria atinge um nível de carga de 20%. Nesta situação, a potência disponível diminui, bem como a velocidade máxima (20 km/h).
O BMW i3 chega a Portugal a 16 de novembro com um preço de 38250 euros. Com extensor de autonomia, o preço sobe cerca de 5000 euros. A BMW dá uma garantia de 8 anos para as baterias (ou 100 mil quilómetros).
O preço inclui o serviço BMW i Add-on Mobility, que permite que o proprietário do i3 possa usar, sem custos extra, um carro a combustão caso queira fazer viagens longas. Este serviço está disponível por dois anos e inclui 10 dias de utilização/ano.