Pode o paredão de Cascais, onde tantos dão os seus passeios, dançar? “É algo que temos de descobrir todos” diz, rindo, o coreógrafo e bailarino Paulo Ribeiro, a propósito do seu novo espetáculo, Step Forward, que, precisamente, faz entrar o Passeio Marítimo na dança. “Um lugar cosmopolita, uma paisagem fortíssima que traz uma grande diversidade e muito material para ser explorado. O paredão já dança por si, aquilo que eu tentei foi dar-lhe uma dinâmica maior.”
Neste espetáculo, há um encontro entre o paredão e as memórias do coreógrafo, que cresceu nessa zona, na nova criação Summer’s Almost Gone. Step Forward, que a Companhia Paulo Ribeiro apresenta na Academia de Artes do Estoril (onde é residente) nesta sexta, 23, e sábado, 24, revisita também duas coreografias antigas: Encantados de Servi-lo (1991), feita para o Nederlands Dans Theater, um grande “desafio” para uma companhia que era, na época, um “expoente máximo” na dança contemporânea, e Comédia Off (1996), realizada para o Ballet Gulbenkian, um “marco”, uma “gracinha”, uma “dança cartoon”, nas palavras de Paulo Ribeiro. “A tendência é estar sempre a fazer novo, mas é importante olhar para trás”, sintetiza.
Step Forward > Academia de Artes do Estoril > Edifício Cruzeiro, Av. das Acácias, 2, Estoril > 23-24 fev, sex 21h sáb 19h > €10