Foram uma das bandas mais icónicas da música portuguesa na viragem do século e agora os Belle Chase Hotel voltam a reunir-se, a exemplo do que já aconteceu no ano passado, para um concerto único em Coimbra. O espetáculo serve, de novo, para comemorar o 25º aniversário do álbum de estreia Fossanova, que nesse cada vez mais distante ano de 1998 deu a um conhecer uns tais de Belle Chase Hotel, depressa transformados, primeiro, em fenómeno de culto e, quase logo de seguida, em figuras de proa da nova pop nacional.
Ainda editaram um segundo disco, La Toilette Des Étoiles, em 2000, mas poucos anos depois foi anunciado um fim que, na verdade, nunca foi assim tão definitivo, tendo em conta os diversos spin-off musicais dos seus antigos membros, especialmente de JP Simões, Raquel Ralha e Pedro Renato – os dois últimos têm, aliás, coabitado em projetos mais recentes, como Animais ou Mancines.
Quanto aos Belle Chase Hotel, regressam de vez em quando, discretamente, alimentando logo a esperança num sempre adiado terceiro disco de originais, especialmente depois de, no ano passado, terem editado um single inédito, intitulado Towards the Sun.
Certo é que, apesar de todas estas intermitências e ausências, os fãs nunca se esqueceram do grupo, como reconheceu há alguns anos, em entrevista à VISÃO o músico e vocalista JP Simões: “A banda teve uma vida rápida e muito intensa e, pelo que tenho percebido, foi importante para muita gente, especialmente para quem, na altura, estava na universidade, até porque praticamente tocámos em todas as Queimas das Fitas. De alguma forma, fizemos parte da vida dessas pessoas e, ao longo dos anos, tem sido comum contarem-me episódios, alguns até bastante íntimos, com a nossa música sempre lá metida pelo meio.”
Belle Chase Hotel > Teatro Académico Gil Vicente > Pç. da República, Coimbra > T. 239 855 636 > 13 jan, sáb 21h30 > €15