Bong Joon-Ho, o realizador sul-coreano, endereçou uma carta a jornalistas e críticos pedindo-lhes que tivessem particular cuidado com os spoilers quando escrevessem sobre Parasitas. Nação Valente, de Carlos Conceição, merecia semelhante recomendação. Não é comum que o chamado cinema de autor padeça de tal permeabilidade à revelação de elementos, mas no caso é significativo. Ou seja, parte essencial do interesse narrativo do filme depende de um golpe de asa do argumento.
Nação Valente é, na sua aparência externa, um retrato audaz e original da Guerra Colonial, com toda a sua brutalidade, mas também dos medos e fantasmas. O filme tem um longo pré-genérico, uma espécie de primeira parte de narrativa intensa e aventureira, com a atuação brilhante de Leonor Silveira e Sílvio Vieira.
A primeira parte explica a segunda, em que o filme é mais fechado, criando um ambiente claustrofóbico. Há uma construção estética estilizada que gera uma ideia de artificialidade já encontrada em algumas curtas de Carlos Conceição, como Coelho Mau, só que aqui ganha, inteligentemente, sentido narrativo.
É um filme de homens, todos soldados, em ambiente de caserna, que adoram a deusa mulher, figura quase mítica, e seguem um grande líder. Vivem numa espécie de big brother, em que não há propriamente câmaras, mas uma disciplina militar férrea. Aliás, é disso que mais interessa a Carlos Conceição falar. Este é um filme de guerra e sobre guerras, particularmente identificável com a Guerra Colonial, mas no seu substrato fala-nos da ascensão da extrema-direita e das ideias neofascistas.
Nação Valente (que recebeu, no Festival de Locarno, o prémio para melhor filme europeu) está muito distante de Serpentário, a longa anterior de Conceição. Esteticamente, há uma proximidade às suas curtas, mas este é, sem dúvida, o filme em que desenvolve uma narrativa mais clara e em que melhor consegue sintetizar o seu cinema.
Nação Valentim > De Carlos Conceição, com Anabela Moreira, Leonor Silveira, João Arrais, Gustavo Sumpta, Sílvio Vieira, Miguel Amorim > 118 min