A animação portuguesa está de parabéns. No ano em que se celebra o seu primeiro centenário, assinalando a estreia, em 1923, de O Pesadelo do António Maria, do pioneiro Joaquim Guerreiro, há uma curta portuguesa nomeada para os Oscars – Ice Merchants, de João Gonzalez. E não há melhor forma de a celebrar do que seguindo a programação do festival Monstra, com um conjunto extenso de propostas, em que os filmes portugueses estão em destaque, até porque há um recorde de obras nacionais em competição.
Para quem quiser conhecer os destaques destes 100 anos de história(s), desde O Pesadelo do António Maria até Oh que Calma, de Abi Feijó, de 1985, há um programa vasto e cheio de preciosidades na Cinemateca.
Noutros espaços, sobretudo no Cinema São Jorge, brilham filmes contemporâneos. Destaca-se naturalmente a antestreia de duas longas portuguesas, objetos raros na nossa cinematografia: Nayola, de José Miguel Ribeiro, e Os Demónios do Meu Avô, de Nuno Beato. Acrescente-se-lhes Interdito a Cães e Italianos, de Alain Ughetto, uma longa com coprodução portuguesa. E a competição de curtas está cheia de filmes de grande qualidade.
Portugal está em destaque, mas o país convidado deste ano é o Japão. O festival preparou uma longa programação, que também inclui exposições, procurando mostrar a diversidade do universo de animação nipónico (muito além da manga…), que inclui um programa especial à volta do realizador Koji Yamamura, o qual estará presente em Portugal.
A programação conta ainda com homenagens aos realizadores Borivoj Dovniković e Gil Alkabetz, falecidos recentemente, com ciclos que lhes são dedicados.
Na sessão de abertura, no Tivoli, nesta quarta, 15, há um filme-concerto: O Prazer da Vida, apresentando jovens realizadores japoneses que se inspiraram na música de Normand Roger, aqui interpretada pelo coro da Escola Superior de Música. E, claro, para os mais novos, o Monstrinha volta a ter uma vasta programação que, além de filmes para todas as idades, conta com workshops e programas especiais para escolas e famílias.
Monstra – Festival de Animação de Lisboa > Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa, Museu do Oriente, Museu da Marioneta > 15-26 mar > monstrafestival.com