Começou nesta quinta-feira, 20, e prolonga-se até dia 30 a 33.ª edição do Amadora BD. O núcleo central – pela primeira vez com uma secção de gaming incluída – está instalado no Ski Skate Amadora Park, mas também há exposições para ver na Galeria Municipal Artur Bual e na Bedeteca da Amadora.
A relação Portugal-França é o tema principal. Além do lançamento do álbum de Olivier Afonso e de Chico, Os/Les Portugais (Ala dos Livros, 136 págs., €24), que aborda a emigração em massa de portugueses para França, destaque para a presença da dupla Régis Loisel e Jean-Louis Tripp, autores da série de livros Armazém Central, publicada originalmente na editora belga Casterman, entre 2006 e 2014, sobre a vida numa pequena aldeia no Quebeque, Canadá, há 100 anos.
Já a exposição 4 Quartos (e São Nossos!) junta quatro autoras (Joana Mosi, Patrícia Guimarães, Elléa Bird e Blanche Sabbah), numa ponte entre Lyon e Amadora, em torno de um objetivo: a “visibilidade feminina” e os “direitos das mulheres”. O título faz referência a um ensaio feminista publicado por Virginia Wolf, em 1929: Um Quarto que Seja Seu.
Mas há muito mais para ver, nestes dias, na Amadora. O maior festival de banda desenhada do País não vai passar ao lado dos 60 anos do Homem-Aranha, com uma exposição dedicada à(s) história(s) da personagem, e conta com a presença de um nome histórico dos desenhos da Marvel: Bob McLeod, de 71 anos. O livro Balada para Sophie, publicado em 2020 e premiado no Amadora BD do ano seguinte, de Filipe Melo e do argentino Juan Cavia (autor da ilustração original do cartaz do Amadora BD 2022), também merece um lugar nesse núcleo central.
Duas das presenças fortes são os brasileiros Marcello Quintanilha (que neste ano venceu o mais importante prémio do Festival de Angoulême, em França, com a novela gráfica Escuta, Formosa Márcia) e Rodolfo Oliveira, que vem apresentar O Infeliz Pacto de George Walden (livro com argumento do português André F. Morgado).
Como habitualmente, tudo termina com a cerimónia de entrega dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora, dando destaque aos autores nacionais.
33º Festival Internacional de Banda Desenhada > Ski Skate Park, Galeria Municipal Artur Bual e Bedeteca da Amadora > até 30 out, seg-qui 10h-20h, sex, sáb, dom 10h-21h > amadorabd.com