Os mistérios que envolvem o conjunto de seis pinturas do século XV, atribuídas a Nuno Gonçalves e expostas no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, são mais intrincados que a explicação do sorriso da Gioconda. Só a identificação das 58 figuras que compõem os Painéis de São Vicente suscitaram múltiplas teorias e interpretações, desde a sua redescoberta, em 1883, numa sala escura do Paço Patriarcal de S. Vicente de Fora.
Baseada no livro homónimo de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, a peça Quem É Esta Gente nos Painéis de São Vicente?, produzida pela Foco Lunar, imagina como é que Nuno Gonçalves preparou e pintou uma das mais icónicas obras da arte portuguesa, onde estão representados todos os estratos sociais da época. “Há mais de mil teorias de quem são aquelas pessoas, não valia a pena estar a fazer mais uma. Esta obra fascinou-me desde sempre, mas precisamos de saber algumas coisas antes de olharmos para ela, para percebermos a sua importância”, explica o encenador, Vasco Letria, à VISÃO.
Recomendando para crianças a partir dos seis anos, o espetáculo no MNAA combina representação ao vivo com projeção de imagens em videomapping, num cenário cujo formato replica o retábulo composto por seis painéis a óleo e têmpera sobre madeira. Em palco, está apenas o ator Tobias Monteiro, no papel de Nuno Gonçalves, que contracena com mais de uma dezena de outros atores em imagens pré-gravadas, numa representação entre o real e o virtual e em interação com o público.
“Antes da pandemia, eu já queria fazer uma peça com esta linguagem. O atual contexto acelerou esta ideia, pois seria impossível, também em termos financeiros, ter quinze atores em palco nas diferentes escolas e bibliotecas do País”, afirma Vasco Letria. A peça está em cena ao domingo, até 5 de dezembro, no auditório do MNAA, mas está preparada para ser apresentada noutros outros locais do País.
“As artes da escrita, da pintura e do teatro estão todas ligadas. Acho que isto é um complemento, e é por isso que o melhor sítio para fazer a peça é no MNAA, para a seguir subir as escada e contemplar a verdadeira obra”, defende o encenador.
Atualmente, os Painéis de São Vicente estão a ser restaurados. Os trabalhos de conservação e restauro podem ser vistos até maio de 2022, altura em que se espera que estejam concluídos, trazendo novas descobertas sobre a obra.
No livro publicado em 2017, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada imaginam o bulício na oficina de Nuno Gonçalves, entre pipas, potes e sacas cheias de materiais, com a presença dos figurantes que participaram, durante longas horas, na composição daquela pintura gigante. Editado pela Imprensa Nacional, Quem É Esta Gente nos Painéis de São Vicente? (72 págs., €15) tem ilustrações de Ana Seixas e direção de arte da Pato Lógico
Quem É Esta Gente nos Painéis de São Vicente > Museu Nacional de Arte Antiga > R. das Janelas Verdes, Lisboa > Reservas T. 91 676 2706, e-mail: producao@focolunar.com > 21, 28 nov e 5 dez, dom 16h > €8