Ainda não se imaginava a pandemia quando o Teatro Cão Solteiro partiu para a criação deste espetáculo. Tudo começou em 2019, ano do centenário da Bauhaus, e talvez por isso a temática das cores tenha sido a escolha imediata da companhia para a primeira incursão no universo da infância. Azul Vermelho Azul Manteiga, que se estreia online, nos dias 27 e 28, em simultâneo no Lu.Ca – Teatro Luís de Camões e n’ A Oficina, era para ter sido uma peça de teatro mas, por força das circunstâncias, transformou-se num espetáculo/vídeo “com configurações visuais à volta deste tema”, descreve Mariana Sá Nogueira, autora do texto e das ilustrações.
“É como um filme dividido em quatro episódios, com cerca de dez minutos cada, que pode ser visto em conjunto ou em separado”, conta sobre este jogo de cores criado a partir de textos de Michel Pastoureau, Josef Albers e Ludwig Wittgenstein. “Sem querer transformá-lo numa sala de aula”, salienta, o vídeo pretende sensibilizar para o facto de a cor que nos rodeia “estar em permanente transformação e afetar a nossa maneira de estar de forma profunda”. “Todos vemos as cores de forma diferente, desde a roupa que usamos à comida que comemos”, resume Mariana sobre este espetáculo com música original de Filipe Sambado, desenho de luz de Daniel Worm e cenário de Vasco Araújo.
No fim de semana de 3 e 4 de abril, a peça estará disponível gratuitamente, durante 48 horas, no site do Teatro Municipal do Porto.
lucateatroluisdecamoes.pt > T. 21 593 9100 > aoficina.pt > T. 253 424 700 > 27-28 mar, sáb-dom (disponível sáb 10h30 até dom 18h30) > maiores 6 anos > grátis