A imagem da família reunida à volta da lareira pertence a outros tempos, mas o espírito natalício pode vingar noutros formatos. É o caso do Adventário, uma casa-calendário digital com janelas abertas para diferentes histórias, contadas por várias figuras com ligações ao Porto, mais ou menos conhecidas.
Até dia 24, o ritual repete-se todas as noites, às 21h30, com pequenos vídeos a serem divulgados na página de Facebook da Ágora (e, depois, disponibilizados no canal de Youtube), empresa municipal de cultura e desporto do Porto responsável pela iniciativa, produzida pelo Bairro dos Livros.
Cada conto – não necessariamente natalício, de autores portugueses contemporâneos – estará associado a 24 objetos deste Adventário. Na lista de contadores está o nome, por exemplo, da modelo Diana Pereira (que inaugura o “painel” nesta terça, 1, com o livro Conta Comigo, de Marta Coelho e aRita, editado pela Máquina de Voar), do músico Rui Reininho, do arqueólogo Joel Cleto, das escritoras Raquel Patriarca e Adélia Carvalho, do bailarino e coreógrafo Max Oliveira, da artista plástica Manuela Pimentel, mas também de personalidades de fora do meio cultural, como o comandante do Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto, Carlos Marques, o comandante da Polícia Municipal do Porto, António Leitão da Silva, e até uma vendedora do Mercado do Bolhão.
O cenário repete-se: uma sala de estar decorada para o Natal, com uma poltrona onde se sentam os convidados. A dar mais vida aos vídeos, estão as ilustrações e as animações feitas por Alice Eça Guimarães e Jorge Ribeiro, da empresa Fleabag Frog, a partir das ilustrações originais dos livros. Todas as histórias terão ainda interpretação em língua gestual portuguesa. Porque nesta casa há lugar para todos.
Adventário > 1-24 dez, 21h30 > Facebook e canal de Youtube da Ágora