No ano em que celebra 20 anos, a MONSTRA transforma-se em #MONSTRAemCASA. De 25 a 31 de maio, o Festival de Animação de Lisboa exibe online os filmes das competições de Curtas, Curtíssimas, Curtas de Estudantes e Competição Portuguesa Prémio SPA-Vasco Granja, bem como seis masterclasses com realizadores, produtores, atores e compositores de todo o mundo.
Na Competição Portuguesa SPA-Vasco Granja, destaque para Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias, de Regina Pessoa. Numa carta póstoma ao tio Tomás, a realizadora agradece ao homem que despertou em si o gosto pelo desenho. A curta, que esteve pré-nomeada para os Oscars deste ano e venceu o prémio Annie de melhor curta-metragem, estará disponível exclusivamente para o público português.
Outros 12 filmes concorrem ao prémio Vasco Granja: A Mãe de Sangue, de Vier Nev;To You on the Eve of Isolation, de Óscar Ferreira; Maré, de Joana Rosa Bragança; Ode à Infância, de João Monteiro e Luís Vital; Ødelagt, de Eduarda Duarte; O Peculiar Crime do Sr. Jacinto, de Bruno Caetano; Catarse, de Margarida Roxo Neves e Tiago Gomes; Nestor, de João Gonzalez; Assim Mas sem Ser Assim, de Pedro Brito; Cruelty Free, de Cristiane Reis; Purpleboy, de Alexandre Siqueira; e Half Love, de Inês Rodrigues.
Na competição de Curtas, o destaque vai para os Sonhos Ilustrados, do japonês Koji Yamamura. Considerado um dos grandes autores do cinema de animação, tem vindo a arrecadar prémios em diversos festivais e uma nomeação aos Óscars, em 2003. O Curtíssimas é uma maratona de 45 filmes com menos de dois minutos, e a secção de escolas uma oportunidade para conhecer os novos talentos da animação portuguesa.
Para as crianças, a Monstrinha chega através da RTP2, no fim de semana de 30 e 31 de maio, com dez horas de filmes entre as 8h e 13 horas. A projeção dos filmes da competição de longas-metragens fica adiada para final de setembro, contanto que haja um possível regresso às salas de cinema. Por agora, são mais de 160 curtas de animação para acompanhar a partir de casa. www.monstra.kinow.tv/pt > 25-31 mai, seg-dom > €5 (passe)