O novo filme de Roman Polanski, J’Accuse – O Oficial e o Espião, abre a 2ª Mostra de Cinema Casa da Imprensa nesta quarta, 29, no Cinema Ideal, em Lisboa. Na quinta, 30, é a vez de Para Sama, nomeado para os Oscars deste ano, na categoria de Melhor Documentário. É a história de uma mãe contada na primeira pessoa à filha bebé, relato cru da guerra civil na Síria. Na sexta, 31, será projetado, pela primeira vez em Portugal, o documentário de Peter Jackson Eles Não Envelhecerão. O filme é realizado com filmes originais da I Guerra Mundial, recuperados através de um trabalho de restauro e colorização. No sábado, 1 de fevereiro, o ciclo ruma ao Brasil com Torre das Donzelas. O documentário retrata uma prisão de mulheres, perseguidas políticas durante a ditadura militar.
No domingo, 2, será projetado Quem Escreverá a Nossa História, documentário sobre um grupo de jornalistas e académicos que decidiram preservar, para a posteridade, a memória judia do gueto de Varsóvia. Segunda-feira, 3, a projeção de Uma Vida Alemã, revela o testemunho brutal de uma mulher de 105 anos que foi secretária do implacável Goebbels. O ciclo termina na próxima terça, 4, com um dos primeiros filmes de Stanley Kubrick: Horizontes de Glória.
2ª Mostra de Cinema Casa da Imprensa | Cinema Ideal > R. do Loreto, 15, Lisboa > T. 21 099 8295 > 29 jan-4 fev, qua-ter, 18h45, 2 fev, dom, 11h, 18h45 > €3,50