![The National.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/10/11441668The-National.jpg)
Editado no final de setembro, Sleep Well Beast é apontado como um dos trabalhos mais consistentes da banda de Matt Berninger
Keith Klenowski
Depois do êxito das últimas passagens por Portugal, nos festivais Primavera Sound, de 2014, e no Super Rock, de 2016, é com grande expectativa que os fãs nacionais aguardam o regresso dos The National a Lisboa. Especialmente agora, que o novo disco Sleep Well Beast, editado no início do mês passado, viu finalmente a luz do dia, colocando um ponto final na longa ausência de quatro anos da banda norte-americana – o último registo de originais foi Trouble Will Find Me, de 2013.
Apontado como um dos trabalhos mais consistentes conseguidos pelo coletivo composto por Matt Berninger e pelos irmãos Aaron e Bryce Dessner e Bryan e Scott Devendorf, Sleep Well Beast volta a apresentar um grupo que se sabe reinventar, mas também manter-se fiel à sua já longa história, iniciada no cada vez mais distante ano de 2001, com um álbum de estreia homónimo – do qual já poucos se recordam. Seria necessário esperar mais quatro anos, para, ao terceiro disco, Alligator, a carreira dos The National começar finalmente a levantar voo.
Mesmo assim, só em 2007, com o lançamento de Boxer, o coletivo do Ohio (sediado em Nova Iorque) atingiria um estatuto planetário. Reforçado em 2010 com High Violet, um registo em que a melancolia explosiva da sua música é elevada ao máximo e os coroou, em definitivo, como reis do rock alternativo com umas impressionantes 850 mil cópias vendidas em todo o mundo – um trono partilhado com os canadianos Arcade Fire, também eles com regresso já marcado para Portugal, para abril do próximo ano.
The National > Coliseu dos Recreios > R. das Portas de Santo Antão, 96, Lisboa > T. 21 324 0580 > 28 out, sáb 20h30 > €35 a €39