![Lawrence of Arabia](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/10/10140328Lawrence-of-Arabia.jpeg)
Lawrence da Arábia, de David Lean
Columbia TriStar
O cinema está de regresso ao Centro Cultural de Belém (CCB). Trata-se da iniciativa Belém Cinema, com a primeira sessão a decorrer já este sábado, 21, às 16 horas: no Grande Auditório, será projetado, em cópia restaurada, o filme Lawrence da Arábia (1962), do realizador David Lean. A exibição coincide também com o aniversário da estreia da obra-prima de Lean, que aconteceu há 55 anos.
O presidente do CCB, Elísio Summavielle, explica que a ideia do Belém Cinema surgiu de uma conversa com Souto Moura sobre cinema, na sequência da qual o arquiteto (cuja obra foi, no ano passado, objeto de uma exposição no CCB) traçou uma lista dos seus “filmes da vida”. “Ficámos surpreendidos com a adesão do público e daí surgiu a ideia de, este ano, aproveitando as instalações e a capacidade tecnológica do Grande Auditório, passar grandes clássicos intemporais do cinema”, acrescenta Summavielle.
Elísio Summavielle adianta que Belém Cinema é uma iniciativa que pretende chegar a várias gerações e, sobretudo, mostrar os clássicos do cinema aos mais novos. O presidente do CCB fala ainda na ideia de “cinema-espetáculo” bem como na tentativa de reproduzir o espírito das “tardes bem passadas em família”. Por enquanto, no Belém Cinema, serão exibidos apenas três filmes: além de Lawrence da Arábia, em março, passará O Leopardo (1963), de Luchino Visconti, e, em abril, mesmo na Sexta-Feira Santa, Os Dez Mandamentos (1956), de Cecil B. DeMille.
Summavielle deixou em aberto a possibilidade de continuar com a iniciativa de projetar grandes clássicos do cinema no Grande Auditório do CCB. “Tudo vai depender da adesão do publico.” A dois dias da passagem do primeiro filme, diz que, “para já, a afluência está a ser muito boa”: “Metade dos lugares da sala já estão ocupados”. Será lotação esgotada?
![3_O Leopardo.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/10/101406673_O-Leopardo.jpg)
O Leopardo, de Luchino Visconti, vai passar no CCB a 18 de março
Centro Cultural de Belém > Pç. do Império, Lisboa > T. 21 361 24 00 > Lawrence Da Arábia > 21 jan, sáb 16h > O Leopardo > 18 mar, 16h > Os Dez Mandamentos > 14 abr, 16h > €5