Em 1992, aquando da realização das primeiras Noites Ritual, os festivais de música eram ainda uma raridade, mas a aposta exclusiva no pop-rock nacional desde logo se revelou um êxito, como o tempo viria a confirmar. Por aqui passaram muitos dos nomes que têm feito a história do pop-rock nacional das duas últimas décadas, como é mais uma vez o caso da presente edição.
Na primeira noite, sexta-feira, 23, o protagonismo divide-se entre os Fandango, uma dupla composta por Gabriel Gomes (Sétima Legião e Madredeus) e Luís Varatojo (Peste & Sida e A Naifa), que junta as batidas da música eletrónica a instrumentos tradicionais como acordeão e guitarra portuguesa, e os ritmos funk e soul de Marta Ren & The Groovelvets.
Já no sábado, 24, e depois da pop-indie dos Peixe:Avião, a 24ª edição das Noites Ritual será encerrada ao som do rock clássico e intemporal dos Sean Riley & The Slowriders, que regressaram este ano aos discos de originais com um álbum homónimo. Como já é tradição, o festival conta também com um segundo palco, dedicado a projetos emergentes, que alterna com o principal, por onde irão passar The Black Zebra e Palankalama (na sexta, 23) ou The Twist Connection e Cru (no sábado, 24).
A exemplo do ano passado, as Noites Ritual voltam a contar com um mercado, com curadoria da Portugal Lovers, onde estarão presentes novos criadores e marcas nacionais, bem algum comércio tradicional da cidade do Porto.
Noites Ritual > Jardins do Palácio de Cristal, Porto > 23-24 set, sex-sáb 22h > grátis