É um regresso ao passado o que se faz percorrendo as fotografias da construção da Faculdade de Arquitetura do Porto (de Siza Vieira), da Pousada de Guimarães (de Fernando Távora), da Alfândega do Porto (de Souto de Moura), da Câmara Municipal de Matosinhos (de Alcino Soutinho), e, entre outras, da reabilitação do Teatro Rivoli (de Pedro Ramalho). As 27 fotografias de Luís Ferreira Alves, um dos mais reconhecidos fotógrafos de arquitetura, fazem parte da exposição Imagens re-encontradas que inaugura este sábado, 18, na Galeria de Arte Rui Alberto, integrando as inaugurações simultâneas do Quarteirão da Miguel Bombarda, no Porto.
Tal como o título da exposição indica, as fotografias foram mesmo encontradas ao acaso pelo fotógrafo, durante uma pesquisa, e são o testemunho de “momentos significativos da arquitetura da chamada Escola do Porto”, lembra Luís Ferreira Alves. Durante a inauguração será lançado o livro Fotografias em Obras de Eduardo Souto de Moura, de Luís Ferreira Alves, que integra textos manuscritos, histórias pessoais, desenhos e outras imagens, além das fotografias das obras do Prémio Pritzker 2011.
Ao longo da tarde de inaugurações simultâneas, há visitas guiadas à maioria das galerias do Quarteirão das Artes (às 16h, 17h30 e 19h) onde se expõem trabalhos de pintura, escultura e ilustração.
Imagens re-encontradas > Galeria de Arte Rui Alberto > R. D. Manuel II, 196, Porto > T. 22 370 7318 > 18 jun-23 jul, ter-sáb 10h-19h30 > grátis